novembro 20, 2008

Bauru funda a biblioteca Prof. Álvaro José de Souza

Está em atividade, na cidade de Bauru, a Biblioteca Especializada Professor Álvaro José de Souza. O espaço é mantido pelo Centro de Estudos Geográficos e Educacionais. A fundação aconteceu no dia 4 de outubro, no Centro de Memória Regional da RFFSA, como parte das atividades da IV Semana Integrada do Livro e da Biblioteca.

A biblioteca é composta por livros e outros materiais da área de geografia. O acervo foi doado pela viúva, Rosa Eufêmia Pescatori de Souza.

Quem foi - O professor Álvaro nasceu em Lorena - SP, cursou geografia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras São Bento/PUC-SP. Exerceu a função de professor auxiliar no Instituto de Geografia da Universidade de São Paulo (USP) e posteriormente assumiu o cargo de professor da Faculdade de Filosofia e Letras da Unifac, perído em que também atuou como assistente de geografia junto à Diretoria Regional de Ensino de Botucatu.

Devido a sua atuação na cidade, o professor foi homenageado em 1995, com o título de Cidadão Botucatuense, pela Câmara Municipal de Botucatu.

O acervo doado pela viúva tem mais de 2 mil exemplares.