novembro 21, 2008

Co-fundador do movimento mundial Aliança para a Infância ministra palestra em Botucatu

Clouder falará sobre as crianças e suas
necessidades específicas


Por Renato Fernandes

Como parte das comemorações em homenagem ao reconhecimento da escola Aitiara à Unesco, acontece no sábado, dia 22, a palestra com o presidente do Conselho Europeu de Pedagogia, co-fundador da “Aliança para a Infância” e presidente do Conselho Europeu de Pedagogia Waldorf, Christopher Clouder, na sede da Associação Paulista de Medicina (APM).

A autoridade falará sobre a importância do respeito à criança e às suas necessidades específicas, e também sobre a importância da pedagogia Waldorf no cenário educacional mundial.

Recentemente, Clode lançou o livro “Brincadeiras divertidas Para o Seu Bebê”, que com base na filosofia educacional Waldorf, segue a premissa de que as crianças passam por estágios específicos em que há uma propensão para aprender de certa maneira. O título apresenta brincadeiras divertidas e imaginativas que ajudam no desenvolvimento dos bebês de três meses a dois anos.

O movimento - A Aliança pela Infância é um movimento mundial (Alliance for Childhood) que surgiu no final da década de 90, na Inglaterra.

Sua maior preocupação tem sido apontar caminhos para a solução dos mais diversos problemas que afligem a infância. O incentivo ao brincar, o consumo consciente, o uso cuidadoso das tecnologias e das novas mídias, a educação, a nutrição, a inclusão e a cultura de paz são alguns dos temas que fazem parte de sua área de atuação.

Constituindo-se em um novo modelo de cooperação internacional, a Aliança pela Infância caracteriza-se por não ser uma organização juridicamente constituída, mas uma rede, uma aliança de pessoas e organizações unidas por ideais comuns.

Todas as pessoas e instituições ligadas à Aliança são parceiras com igualdade de direitos: cooperam entre si de forma totalmente livre, ajudando-se mutuamente e unindo-se em ações dos mais variados tipos, com participação em atividades regionais ou de maior amplitude.

Atualmente, a Aliança pela Infância possui representação em diversos países da Europa, Américas, África e Ásia.
A APM fica na Rua Velho Cardoso, 366, Centro. Informações na escola Aitiara, através do telefone 3815-3290 ou pelo email aitiara@aitiara@org.br. O evento será às 18 horas.