novembro 27, 2008

Todo blogueiro teme o Google

Não adianta discutir. O Google comanda a Internet no mundo e não compensa nem pensar em comprar briga. Muitas vezes vemos nossos blogs sumirem das buscas do Google e então surge a dúvida. O que fiz de errado para receber essa punição?

Isso aconteceu comigo recentemente, no blog que edito (O Grito Notícias), de um dia ara o outro ele simplesmente desapareceu, nenhuma palavra chave remetia a seu conteúdo. Fui checar e descobri uma série de motivos para ser punido:
• Links quebrados – Levavam os leitores a lugar nenhum, pertenciam a sites que simplesmente deixaram de existir.

• Conteúdo repetido – Matérias de agências livres de notícias, que autorizam a publicação desde que citem a fonte (Sabemos que esse conteúdo é liberado, mas os Robots do Google são burros e para eles esse conteúdo pode ser interpretado como plágio).

• Alteração da página após a passagem dos robots – Tinha em meu blog algumas páginas com matérias antigas e que só diziam respeito a determinado período, simplesmente alterei todo o conteúdo, inclusive o título, mas mantive o link original. As buscas apontavam para uma coisa, mas ao acessar encontravam outra.

• Conteúdo repetido – Em meu blog eu mantinha uma sessão chamada “Imagem do dia”, eram várias postagens, em dias diferentes, com o mesmo título.
Melhorei essas falhas amadoras e reconquistei o meu espaço junto ao Google.

Agora existe uma situação que tem me deixado com a pulga atrás da orelha. Recentemente uma campanha chamada “Mamãe, eu quero subir no ranking do Blogblogs!”, circulou entre os blogueiros. Confesso que fiquei com vontade de participar, mas tive medo.

De que me adianta subir no Blogblogs se isso pode gerar punição no Google, site que representa 45% de minhas visitas?

Porque pode gerar punição:

• Excesso de links - O Google aconselha no máximo 100 links por página. Quem ultrapassa entra na alça de mira;

• Sites que promovem intercâmbio de links;

• Páginas que apontam links para sites que usam métodos para iludir os mecanismos de busca - A lógica aqui estaria no fato de que sua página faz parte da trama, ainda que o mecanismo de busca não seja capaz de saber como.
Imagine a seguinte situação: o tal Robots do google circula entre os links das páginas, ao encontrar uma ilha de links o robots fica desorientado e será levado de um site e blog a outro girando em círculo. A única conclusão que ele tirará é a seguinte: “Opa!!! Tem algo errado com esses links”.

Saiba mais lendo este artigo

Se não existisse essa possibilidade de punição confesso que eu faria parte da campanha, Quero galgar degraus no Blogblogs, mas não quero ser penalizado no Google. Só quem passou por isso sabe o trabalho que dá para reconquistar a sua posição anterior.

De resto, acho a campanha uma boa e demonstra que o sistema de ranqueamento através de links precisa ser revisto, não apenas pelo Blogblogs.

Pode até ser que tudo isso que eu disse não seja bem dessa forma, afinal as técnicas de Seo ainda é uma ciência oculta para muitos blogueiros, como eu. Mas eu não arrisco.