novembro 20, 2008

Universo de Cornélio Pires no teatro

Universo do primeiro escritor regionalista do Brasil
será mostrado no palco do Teatro Municipal de Botucatu


Por Renato Fernandes

O grupo de teatro Andaime, da Unimep, apresentará o espetáculo “As Patacoadas de Cornélio Pires - Uma estrepolia musical em dois atos e uma chegança”, no dia 23 de novembro, às 20h30, no Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci. A entrada será franca.

O espetáculo mostra o resultado de uma pesquisa que antecede os estudos que desencadearam a criação da peça “Lugar onde o peixe pára” (trabalho anterior do Andaime), sobre a cultura caipiracicabana.

Na produção, o grupo volta o olhar para a obra de Cornélio Pires, um cidadão genuinamente paulista, enraizada na figura representativa e autêntica da cultura popular regional, que tem o caipira como foco.

“A montagem mescla recursos cênicos com elementos autênticos do folclore e da cultura popular. O processo de criação do grupo evoluiu naturalmente para a ampliação da visão do teatro folclórico, direcionando-o para a identificação de elementos arquetípicos, presentes e vibrantes em todos nós, independentemente de regionalismos e peculiaridades”, explica o diretor Luís Carlos Laranjeiras.

Cornélio Pires é um dos nomes de maior importância na literatura paulista do começo do século XX. Autor de um inigualável documento sobre a linguagem e o modo de vida do caipira paulista, destacou-se no período pré-modernista por sua pesquisa de cunho sociológico e lingüístico tornando-se um dos primeiros escritores regionalistas do país.