novembro 26, 2008

Vencedor do “Festival do Minuto” ministrará curso de vídeo no CCB

A Secretaria Municipal de Turismo e Lazer e o CCB - Centro Cultural de Botucatu, promoverão entre os dias 8 e 20 de dezembro o curso “Vídeo Produção e Cinema”, com o cineasta José Renato Arena Scorsato. “O objetivo é a capacitação técnica dos interessados em conhecer um pouco mais sobre as produções de vídeo. O interessante é que graças a essa parceria, os participantes poderão conhecer os segredos das produções cinematográficas gratuitamente”, explica o presidente do Centro cultural de Botucatu, João Carlos Figueiroa.

No início do mês, o cineasta venceu o Festival do Minuto, com o vídeo “Mãonólogo”, que concorreu com 87 participantes do bimestre setembro/outubro, na categoria Melhor Minuto, com o Tema “Dinheiro”.
A produção deste vídeo ocorreu em duas noites, uma delas dedicadas aos ensaios e a seguinte às filmagens, totalizando 50 minutos de imagens captadas.

Este é o segundo Festival do Minuto que o cineasta vence. No bimestre anterior, participando da produção do vídeo “Melodraminha” assinado por Marcelo Dorsa, ele também chegou em primeiro lugar.

Currículo - Para Scorsato o momento é de trabalho, projeção e reconhecimento. Em junho ele conquistou o segundo lugar no Festival de Cinema promovido pela Universidade Estadual do Paraná - Unespar, onde recebeu o troféu Pinhão de Prata, pelo vídeo-documentário de 20 minutos, “Santuccilândia”. O vídeo, contou com a colaboração de seu companheiro de faculdade, Marcelo Dorsa, que assinou a edição do documentário.

Em abril, Scorsato exibiu o documentário “Estação Fantasma”, no Centro Cultural de Botucatu, documentário que mostra o abandono da estação da extinta Fepasa, sob a ótica do ferroviário aposentado José Góes.

Interessados já podem se inscrever na sede do CCB, na Praça XV de Novembro, nº 30. Informações pelo telefone: (14) 3815-0989.