dezembro 05, 2008

Botucatu recebe a exposição “Leonardo da Vinci – O Gênio do Futuro”

Exposição mostra inventos e maquetes em tamanho real

Foi aberta na manhã de quinta-feira, dia 27, no ginásio do Colégio La Salle, a exposição “Leonardo da Vinci – O Gênio do Futuro”. O evento contou com a presença do prefeito Antonio Mario Ielo, dos secretários Gilberto de Azevedo Borges [Educação], Marco Pinheiro [Cultura], e Sergio Parada [Comunicação], do diretor do La Salle, José Benildo Flach, e da organizadora da exposição, Vera Loeb.

Participaram também da abertura professores e alunos do Colégio La Salle.

O acervo acolhe 35 peças, em tamanho real, construídas a partir de desenhos de Leonardo da Vinci, bem como objetos inspirados na vida e obra do autor, cientista, arquiteto, engenheiro e inventor italiano, um dos maiores gênios da Humanidade.
O evento, segundo o diretor do Colégio La Salle, José Benildo Flach, ficará à disposição de toda rede de ensino da cidade. “O espaço ficará aberto de segunda a sábado para a visitação de outras escolas e do público em geral. Para nós é uma honra sediar um evento tão importante para a nossa cultura”, disse o diretor.

De acordo com Vera Loeb, a proposta da exposição é mostrar essa faceta menos conhecida do mestre. “A partir dos fragmentos de estudos e de anotações do artista foram produzidos objetos em laboratórios de design, na Itália, utilizando os materiais descritos pelo inventor, tais como corda, madeira e algodão”, explica a organizadora.

As peças são expostas ao lado de desenhos e de textos explicativos, de maneira que o público possa acompanhar como alguns princípios científicos por ele formulados tornaram-se realidade com o passar do tempo, originando, por exemplo, a bicicleta e o macaco hidráulico.

Para o assistente da direção, Marcos Corsato, essa é uma oportunidade para que a população conheça os principais eventos de Da Vinci. “É uma oportunidade única de conhecimento. A mostra está aberta para visitação pública”, disse.

A exposição, que já percorreu nove cidades brasileiras, é uma promoção da Casa Brasil [braço cultural do Grupo CBM – Companhia Brasileira de Multimídia, do qual faz parte o jornal Gazeta Mercantil, Jornal do Brasil e Editora Peixes], com apoio da Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Educação, e Empresa Vale do Sol.