dezembro 10, 2008

O Quebra Nozes estréia quinta-feira, dia 11

Ensaios gerais com todo o elenco do Quebra Nozes, com o
acompanhamento da Orquestra Sinfônica de Botucatu,
já estão ocorrendo no Teatro Municipal


Foto e texto - Renato Fernandes

A preparação para a estréia do espetáculo “O Quebra Nozes” segue em ritmo acelerado. Na noite de segunda-feira (8), teve início um novo processo nos ensaios, recebendo a presença da Corporação Musical Damião Pinheiro Machado, responsável pela parte musical da apresentação. A estréia acontecerá amanhã (11), no Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci, às 20 horas. Também ocorrerão sessões nos dias 12 e 13, no mesmo horário.

A orquestra, regida pelo maestro Marcos Virmond, ocupará uma área entre o palco e a platéia. Para isso, a Secretaria Municipal de Cultura e a direção administrativa do Teatro Municipal retiraram duas fileiras de poltronas. Fato inédito na história do teatro.

Para Flávia Fázzio, responsável pela Oficina da Dança e uma das principais idealizadoras da montagem, explica que houve uma adaptação reduzindo o tempo do espetáculo em aproximadamente uma hora. A versão original dura em média duas horas e meia.

Participam da produção aproximadamente 200 pessoas, de diferentes entidades e projetos sociais, entre elas: Corpo de Baile da Oficina da Dança, Fundação Casa das Meninas, Piec, Projeto Crescer e participação especial de elementos da Cia. de Teatro Chafariz.

Para trabalhar com esse volume de pessoas, foram necessários ensaios fragmentando as cenas. “Este é o momento de reunir as cenas para se chegar ao resultado final”, explica Flávia Fázzio. “Desenvolvemos ensaios separados, mas com ganchos que formam uma estrutura prévia e uma dinâmica para a apresentação”, acrescenta o coreógrafo Flávio Soares Alves.

A apresentação é uma adaptação da tradicional peça natalina de balé, com música composta pelo russo Tchaikowsky, um dos maiores compositores clássicos do mundo.

Encenado em dois atos, o balé conta a fantasia de Clara, uma garota que na noite de Natal ganha muitos presentes, mas se encanta de uma maneira especial por um deles, um boneco quebra-nozes. Quando todos vão dormir, Clara vai à sala para brincar com seu novo presente adormece e entra no mundo da fantasia.

A entrada é franca. Os ingressos podem ser retirados na Secretaria de Cultura no horário das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (14) 3882-0133.