janeiro 27, 2009

FMB/Unesp participa de atividades do 3º Univerão

Sol, praia e educação. Este foi o cenário que visitantes da praia do Itararé, em São Vicente, encontraram entre os dias 22 a 25 de janeiro com a realização da terceira edição da Universidade de Verão (Univerão). O evento foi organizado pelo Campus Experimental do Litoral Paulista (CLP) da Unesp.

Através do Univerão, a comunidade pode conhecer as atividades realizadas pela CLP, através de exposições e atividades culturais em estandes. Outras unidades da Unesp também participaram do evento.

A Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) participou das atividades com uma delegação de mais de 20 pessoas entre professores, alunos e servidores dos mais diversos departamentos de ensino da faculdade.

Divididas em três estandes, as diferentes especialidades médicas foram abordadas com ações informativas. O departamento de Dermatologia e Radioterapia realizou campanha sobre o câncer de pele com a distribuição de folhetos e análise do conhecimento da comunidade local quanto à doença. O professor Vidal Haddad Júnior proferiu uma palestra alertando sobre o perigo de caravelas e águas-vivas para os banhistas e formas de prevenção de acidentes com estes animais marinhos.

Já a Clínica Médica realizou ações referentes à hipertensão e patologias como diabetes e os perigos oferecidos pelo colesterol. Aspectos sobre práticas de uma vida saudável e também sexualidade foram abordados pelos representantes do departamento de Enfermagem.

As ações de prevenção através da informação no Univerão consistiram também em esclarecimentos acerca do glaucoma, promovida pelo Departamento de Oftalmo e Otorrino.

O Núcleo de Educação à Distância e Tecnologia de Informação em Saúde (Nead.TIS), apresentou em seu estande uma simulação de um projeto piloto sobre o uso, pela medicina, de um ambiente virtual.

Flávio Fogueral
Jornal da FMB