janeiro 27, 2009

Sebrae-SP reúne empresários de Botucatu para apresentar Programa Alimentos Seguros

O Escritório Regional do Sebrae-SP em Botucatu receberá, no próximo dia 29 de janeiro, aproximadamente 30 empresários para assistirem à palestra sobre o Programa Alimentos Seguros (PAS), voltado a ambulantes e micro e pequenas empresas do setor de alimentação, que visa a conscientização e orientação sobre as boas práticas de produção, transporte, manipulação e estocagem de alimentos.

“Além de o PAS atender às demandas da vigilância sanitária, ele dá oportunidade ao empresário de aprimorar suas atividades, vendendo produtos e serviços de acordo com as necessidades e exigências dos clientes, que são os principais beneficiados”, disse o analista do Sebrae-SP em Botucatu, Vitor dos Santos.

Entre as etapas trabalhadas pelo PAS estão atividades realizadas em salas de aula e consultoria para empresas, com acompanhamento de profissionais especializados, que vão instruir sobre os riscos e cuidados necessários com a higiene do local de trabalho, utilização de utensílios, armazenamento de ingredientes, temperaturas adequadas e qualidade dos produtos oferecidos pelos fornecedores.

Por meio do trabalho realizado pelo Sebrae-SP, o PAS disponibiliza diversas modalidades de atuação, de acordo com a necessidade de cada tipo de empresa: indústrias, padarias, supermercados e outros empreendimentos do ramo alimentício.

PAS

O PAS tem por objetivo capacitar, orientar e aumentar a segurança e qualidade dos alimentos manipulados nos estabelecimentos do setor. Nos locais que comercializam refeições, as boas práticas devem abranger quesitos como manutenção e higienização das instalações, dos equipamentos e dos utensílios; controle da água de abastecimento e da presença de vetores transmissores de doenças e de pragas urbanas; capacitação dos profissionais; supervisão da higiene dos manipuladores; manejo correto do lixo e garantia da qualidade do alimento preparado.