fevereiro 09, 2009

2.975 candidatos disputam vagas no Conservatório de Tatuí

O Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, recebeu inscrições de 2.975 candidatos a 587 vagas oferecidas em 43 cursos diferentes nas áreas de música, teatro e luteria – construção de instrumentos. Este foi o maior número de inscrições já registrado pela instituição, considerada uma das mais importantes do país.

Segundo o assessor pedagógico Antonio Ribeiro, o número de inscritos cresceu perto de 50% do ano anterior para 2009. “Até o ano passado, os candidatos inscreviam-se em diferentes cursos. Muitas vezes, um mesmo candidato concorria a vagas em três ou até quatro cursos diferentes. Com a obrigatoriedade de inscreverem-se em um único curso, constatamos crescimento na procura”, destacou.

Os candidatos vêm de diferentes estados brasileiros, caso dos violonistas Julio Cezar e Diego Amaral, de Goiânia, que viajaram por dois dias até chegar no interior de São Paulo. A instituição registrou ainda inscrições de candidatos do Peru, Paraguai, Estados Unidos e Coréia.
“Estudei percussão em Havana, em Cuba, e agora quero cursar as aulas no Conservatório de Tatuí que, soube, é uma referência em música”, disse Lucinda Brend.

Até a próxima sexta-feira, 6, os candidatos participam de entrevista (caso dos que não têm conhecimento) ou testes (para aqueles que já têm conhecimento musical). Uma banca com dois professores da instituição encarrega-se da seleção dos candidatos. Os resultados serão divulgados na noite da própria sexta-feira, no site do Conservatório de Tatuí, o www.conservatoriodetatui.org.br.

Os candidatos aprovados nos testes e entrevistas podem efetuar matrículas a partir da segunda-feira, dia 9, até o próximo dia 12. Será preciso apresentar na secretaria da escola, à rua São Bento, 415, em Tatuí, uma foto 3x4 recente, cópia da certidão de nascimento ou documentos como RG e CPF e efetuar o pagamento da taxa de matrícula no valor de R$ 50 – esta é a única taxa cobrada do aluno ao longo do ano. Também na próxima semana os candidatos aprovados podem obter informações sobre os testes para bolsas de estudos e inscrições para moradia no alojamento da instituição. As aulas retornam no dia 9 de março.

Concorrência - Os cursos mais procurados neste ano foram os de piano, com 253 inscritos; canto popular, com 197 candidatos; iniciação musical (para crianças com idades dos quatro aos seis anos), com 196 inscritos; violão erudito, com 188 candidatos; teatro, com 183 inscritos; violão popular, com 173 candidatos; e violino, com 171 inscritos.