fevereiro 19, 2009

80ª Aniversário de Marília - Programação inicia dia 21 de março, com esquadrilha

A programação de aniversário que irá comemorar os 80 anos de emancipação político-administrativa de Marília começará em 21 de março, com apresentação da Esquadrilha da Fumaça, da FAB (Força Aérea Brasileira), e a Copa de Pára-quedismo Cidade de Marília.

O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (18), pela secretária municipal de Cultura e Turismo, Iara Regina Pauli, em audiência com prefeito Mário Bulgareli, o vice-prefeito José Ticiano Dias Tóffoli, diretor de Turismo, Ézio Kaneno, e dois aviadores da Esquadrilha da Fumaça.

“Estamos com uma programação bastante ampla para o aniversário, assim como fazemos em todos os anos, mas agora em 2009 a programação está mais especial ainda tendo em vista que a cidade completa 80 anos”, diz Iara, afirmando que vários eventos cívicos e culturais estão sendo planejados para a comemoração.

Bulgareli diz estar contente em contar com a apresentação da Esquadrilha da Fumaça e a Copa de Pára-quedismo. “São apresentações tradicionais de aniversário, mas que sempre chamam a nossa atenção e nos emocionam. É muito bom tê-los novamente em nosso céu saudando nosso aniversário”, afirma o prefeito.

VISTORIA
Dois aviadores da Esquadrilha da Fumaça estiveram nesta quarta-feira (18) vistoriando as condições do aeroporto de Marília para receber a apresentação aérea. “Verificamos as condições do aeroporto local, como a área de tráfego, de logística de posição de ambulâncias e outros veículos de apoio, assim como as condições de evolução na pista do aeródromo”, diz o capitão-aviador Alexandre de Carvalho Ribeiro.

Ele explica que algumas regras têm de ser tomadas quando da apresentação da Esquadrilha, para total segurança do publico, como medidas de distância frontal, de 300 metros, e a altura que os aviões podem passar pelos expectadores, de pelo menos 100 metros.

A apresentação da Esquadrilha foi adiantada devido à própria programação da corporação, que atende pedidos de cidades de todo o País e também do exterior. No dia 23 de fevereiro, por exemplo, a Esquadrilha fará apresentação em Santo Domingo, capital da República Dominicana, em comemoração ao dia da independência daquele país.

O show da Esquadrilha da Fumaça é realizado com sete aviões Tucano T-27, e a equipe é composta por 13 pilotos, e também um locutor que narra as peripécias realizadas pelo grupo. A apresentação tem duração de 32 minutos, onde são realizadas várias manobras aéreas, que empolgam o público.

Do site oficial do município