fevereiro 02, 2009

Associação teatral de Botucatu promove oficina



Por Renato Fernandes

A Associação “Movimento Teatral de Botucatu” promove no dia 7 de fevereiro o workshop “Pesquisa e Criação - Movimento, Atenção e Ação Cênica”, ministrado pelo dramaturgo Cauê Mattos, das 14 às 18 horas, no Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci.

O workshop é destinado a artistas, educadores e interessados em geral, desde que sejam maiores de 18 anos.
Mattos explica que o ator é o artista da cena, está presente diante da platéia, com seu corpo, memórias e sensibilidade. “O trabalho cotidiano do artista da cena envolve aprimorar a qualidade da atenção dos sentidos e do seu eu com o todo. E tudo passa pelo corpo: somestesia em todas as superfícies (internas e externas), o olhar curioso, circundante, a escuta concreta e sensível, cheiros e sabores reconhecidos e alimentando a imaginação, a mente, centro dinâmico de conexões e reflexões.

Um corpo atento, poroso sensivelmente. Os sentidos, a perceção corporal da conexão do indivíduo com o ambiente. Aprimorar e dilatar os sentidos transforma a qualidade de atenção e presença do ator no instante em que corpo recebe, contata, conhece a informação compactuada no jogo cênico”, diz.

No workshop, a sensibilização do corpo consiste em integrar a mente aos sentidos e experimentar os movimentos a partir do momento que uma determinda informação chega, sem padrões ou regras estabelecidas anteriormente. “O Workshop pretende propor ao participante que experimente sua ferramenta corporal, como um conjunto de órgãos e estrutura motora de ossos, musculaturas e pele para que com esses elementos possa se tornar sensível a uma presença de qualidade especial. O corpo revela a matemática, a física, história e química. Se dar conta disso torna o indivíduo maior que suas opiniões e idéias. A experiência, portanto, consiste em apresentar o conhecimento científico do corpo como uma ponte para a expressividade e a subjetividade”, coloca.

Cauê Mattos é autor, ator, produtor e diretor de teatro, artista circense, dançarino, coordenador do Núcleo de artes cênicas da Estação Ciência, da Cia. Fábula da Fíbula e do Grupo Dansapocivel.
Informações pelo telefone: (14) 3882 - 0876. Filiados não pagam. Para não filiados o custo é de R$10.