fevereiro 09, 2009

Botucatu registra dois casos de Dengue

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância em Saúde Ambiental, confirmou nesta segunda-feira, 9, dois casos de dengue importados, que foram confirmados laboratorialmente pelo Instituto Adolfo Lutz.

Os dois pacientes são estudantes da mesma família, residem no Jardim Panorama e viajaram para Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, onde contraíram a doença.

Segundo o Dr. Cassiano Victória, a equipe de Vigilância em Saúde Ambiental já realizou as atividades de bloqueio para remoção de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegipty e iniciou as atividades de busca ativa, que consiste na procura de suspeitos da doença nas quadras vizinhas do endereço dos doentes. “Esta medida é importante para que possamos verificar se houve transmissão da doença no município”, explicou o chefe de divisão de Saúde Pública Veterinária.

IB – A Vigilância de Saúde Ambiental divulgou o Índice de Breteau [IB] de janeiro de 2009, que foi de 1,39. O IB mede a infestação do mosquito Aedes aegipty no município.
Apesar de ser baixo, o índice coloca o município de Botucatu em estado de alerta, pois segundo a Secretaria de Saúde do Estado os índices acima de 1,00 já são considerados preocupantes.

Em comparação com o último índice de Breteau, divulgado em outubro de 2008, a infestação do mosquito em Botucatu teve um aumento considerável. O último índice apontava 0,18. “Solicito a colaboração da população com a equipe de Vigilância. Verifiquem suas residências à procura de possíveis criadouros do mosquito da dengue. Sem a participação da população será muito difícil controlar uma possível epidemia de dengue”, disse o Dr. Cassiano Victória.