fevereiro 09, 2009

Calouros de Enfermagem e Medicina chegam à FMB/Unesp

Após anos de preparação em cursinhos e provas, os novos alunos que integrarão o corpo discente da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) começam a chegar a sua nova ‘escola’. As matrículas, que tiveram início em 9 de fevereiro e se estendem pelos dias 10 e 19 deste mês, movimentaram todo o câmpus da Unesp de Botucatu.

Pais, alunos e veteranos estiveram juntos neste começo de curso dos 120 novos alunos que a FMB recebe (30 em Enfermagem e 90 em Medicina). As inscrições ocorrem na Casa do Servidor. Em todo o campus de Botucatu, serão 670 novos estudantes que farão seus cursos nas diversas faculdades da universidade.

A expectativa da Comissão de Recepção, presidida pela professora Regina Popim, é de que pelo menos 1/3 das vagas estejam preenchidas neste primeiro dia de inscrições. Conforme explica, um grande esquema de acolhimento aos calouros foi programado. Desde estacionamento exclusivo aos pais até alertas quanto à proibição do ‘trote’. “Sempre recomendamos aos veteranos e também aos servidores para que recepcionem os calouros da melhor forma possível, fornecendo desde informações sobre a faculdade até a cidade onde passarão os próximos anos”, ressalta.

Explica a presidente da Comissão que há um esquema de vigilância para coibir a incidência de trotes dentro do campus e uma linha telefônica exclusiva foi disponibilizada para receber denúncias 24 horas ao dia.

Profª Regina ainda ressalta que uma extensa programação de recepção foi preparada com o intuito de integrar os novos acadêmicos. Alguns eventos serão realizados em conjunto com as outras faculdades da Unesp no município e outros exclusivos pelos cursos de Enfermagem e Medicina. Está previsto para o dia 4 de março, no Teatro Municipal Camilo Fernandez Dinucci um grande encontro entre os estudantes do campus com apresentação musical da orquestra do Núcleo Assistencial Joanna de Ângelis. Na oportunidade o prefeito de Botucatu, João Cury, discursará aos novos ‘botucatuenses’.

A recomendação é de que os calouros ou procuradores façam a inscrição munidos de duas fotos 3x4 recentes, duas cópias autenticadas (ou fotocópias acompanhadas dos originais) do certificado de conclusão do Ensino Médio, Histórico Escolar completo, certidão de nascimento e/ou casamento, cédula de identidade ou Registro Nacional de Estrangeiro, título de eleitor, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e certificado de reservista de serviço militar (no caso homens). Informações sobre horários e documentos podem ser obtidas pelo telefone (14) 3811-6269 , na Seção de Graduação da Faculdade de Medicina de Botucatu.

O início da vida acadêmica

Após dois anos de intensa preparação e sete vestibulares diferentes, a primeira matriculada em Medicina pela FMB, Laise Tereza Ferraz de Carvalho (19), conta que ser aprovada no vestibular mais concorrido de toda a Unesp e poder cursar uma das faculdades mais conceituadas de todo o Estado é uma conquista. Natural de Aparecida (SP), a caloura esteve acompanhada da família para a matrícula. Ressaltou ao lado do pai o sentimento de satisfação e empolgação pela nova fase da vida. “É uma das melhores sensações que podemos ter. Essa nova fase representa um desejo meu e de minha família”, declarou.

A primeira inscrita em Enfermagem, Caroline de Lima Xavier (20) disse que sua escolha para ser aluna da FMB deve-se à conceituação do curso, eleito em 2008 como um dos melhores do país pela Revista Guia do Estudante, da Editora Abril. “Por causa da qualidade do curso e a enfermagem ser uma das profissões em ascensão, optei por Botucatu”. Ela, que também viveu a maratona do vestibular, sentiu-se realizada com o momento de inscrição em sua nova faculdade. “É uma fase nova em minha vida”, finalizou.