fevereiro 04, 2009

FCA implanta link de fibras entre Lageado e Rubião Júnior

A Faculdade de Ciências Agronômicas irá contar, a partir dos próximos meses, com um link de fibras entre a Fazenda Experimental Lageado e o Campus de Rubião Júnior - sua saída para a web - com velocidade de tráfego na internet cerca de 50 vezes superior à atualmente instalada.

Atendendo à meta de confiabilidade e segurança crescentes para o seu Grupo de Rede de Computadores, o Serviço Técnico de Informática (STI) da FCA finalizou o projeto e pedidos de autorização de viabilização, e está em fase final de licitação para instalação de infra-estrutura de conexão de Internet por cabos de fibra óptica até o campus de Rubião Júnior. Com essa instalação - a ser efetivada com recursos repassados pela Reitoria da Unesp - será possível contar com um link redundante (duplicado) entre os dois campi, composto pela nova conexão de fibras e a conexão atualmente instalada, com transmissão via rádio.

Segundo o professor Adriano Wagner Ballarin, diretor do STI da FCA, o projeto consolida os avanços obtidos na área de rede de computadores no quadriênio 2005-2008, que priorizaram a duplicação do link da Faculdade e a segurança e monitoramento do tráfego global e dos usuários. “Também conseguimos aportar recursos para implantação definitiva da rede wireless em todas as áreas acadêmicas do Lageado. Somente no ano de 2008 os recursos destinados para esses projetos totalizaram cerca de 250 mil reais”.