fevereiro 26, 2009

Fiel Botucatu e Gente Unida animaram o Carnaval da Vila Maria

Por Renato Fernandes

A Vila Maria teve momentos saudosos com o Carnaval de 2009, ao assistir desfilando pelas ruas do bairro, na noite de segunda-feira, o bloco Gente Unida da Vila Maria, que tomou emprestado o nome da escola de samba que foi um dos orgulhos do bairro no passado. O retorno do “Gente Unida” teve o reforço de peso do bloco Fiel Botucatu, totalizando aproximadamente 100 foliões.

O público que estava tímido no inicio do desfile aumentou gradativamente. De acordo com a passagem dos foliões nas ruas Expedicionário Almiro Bernardes, João Morato da Conceição, Avenida Petrarca Bachi, Praça do Curió, Pandiá Calógeras e João Morato da Conceição, os moradores foram para as ruas acompanhar o desfile e na empolgação até arriscavam alguns passos.

Otoni Luís Tonin, chefe de divisão de assistência ao turismo da Subsecretaria Municipal de Turismo, explica que, em reunião, foi aberta a realização dos desfiles nos bairros da cidade, acrescentando que coube a cada bloco a organização e convite de participação para a população.

“A intenção com esse formato de Carnaval é de aproximar os moradores dos bairros dos blocos que as representam. Acredito que com isso fortalecemos os grupos ao envolver outras pessoas”, disse Tonin.

Nem todos os blocos aderiram à ideia de promover a folia também nos bairros, este ano, além da Vila Maria, também receberam desfiles os bairros 24 de Maio, Marajoara e Vila Aparecida. “Essa também é uma forma de garantir quatro dias de atividades aos blocos, que muitas vezes se organizam durante todo o ano para desfilarem apenas no sábado e segunda-feira de Carnaval. Da forma como fizemos agora (2009), estendemos a festa e possibilitamos a participação de pessoas que muitas vezes não podem ir até as ruas Amando de Barros e Major Matheus. A experiência foi positiva”, disse.