fevereiro 02, 2009

Florescer: Botucatu ganha novo Jardim da Infância Waldorf

Por Renato Fernandes

Este ano a escola Aitiara deixa de ter duas unidades. O Jardim da Infância que funcionava no centro da cidade agora passa a funcionar de forma independente, mantendo os mesmo padrões e o método Waldorf de educação.

“A escola nasceu da necessidade de manter no centro da cidade de Botucatu um jardim de infância que trabalhasse com a pedagogia Waldorf. Decidimos desvincular da Escola Aitiara e dar continuidade ao trabalho, já que a procura por matrículas é grande. A Pedagogia Waldorf é a base do nosso trabalho. Uma das principais características é o seu embasamento na concepção de desenvolvimento integral do ser humano, levando em conta as características individuais de cada criança”, explica a professora Andrea Cristina Gomes Courel.

O objetivo da escola, segundo ela, extrapola as metas educacionais, atuando na formação de adultos livres, com pensamento individual e criativo, sensibilidade social e para a natureza. “O amor que o professores Waldorf devem desenvolver pelos alunos e o conhecimento profundo que eles adquirem de cada aluno são outras características fundamentais da pedagogia Waldorf. Cultiva-se o querer através do brincar livre. O sentir é incentivado através de atividades artísticas, ritmos, contos e desenhos livres; o pensar vai sendo cultivado paulatinamente desde a imaginação dos contos de fadas, histórias e brincadeiras”, aponta a professora.

Outra característica dessa metodologia é a aproximação entre os pais, que participam de atividades conjuntas, integrando-os ao dia-a-dia da escola. “Percebemos que a escola não pode viver sem a família, nem a família sem a escola. Essa relação de parceria entre escola/família se faz necessário para que haja maior interação e aprendizado entre ambos. O professor pode ajudar os pais no entendimento com seus filhos e os pais podem fornecer mais informações, facilitando o trabalho do professor. Na pedagogia Waldorf é necessário que haja uma relação social entre a família e a escola para que haja maior aprendizado”, finaliza.

As matrículas estão abertas e interessados podem agendar uma visita no seguinte telefone: (14) 3815-5648. O Jardim da Infância fica na Rua Cardoso de Almeida, 515 - Centro.