fevereiro 20, 2009

Já é carnaval em Botucatu

Por Renato Fernandes

quipes da Subsecretaria de Turismo e da Secretaria de Habitação e mobilidade interditarão, por volta das 19 horas, oito quadras da Rua Major Matheus, Vila dos Lavradores, para a realização do primeiro dia do desfile popular de blocos.

A interdição dará segurança aos 13 grupos de blocos que participam da folia e assumem a animação na “passarela do samba” do Setor Norte, a partir das 20 horas.

Confirmaram participação nesse desfile os seguintes grupos: Bloco da Associação Atlética Ferroviária (AAF) / Cia de Dança de salão Fábio / Grupo de Dança de Salão Profª. Mônica Morelli, Unidos da Demétria, Bloco Mundo da Fantasia, Bloco Os Cornaxos, Bloco Rabo de Galo / Bloco do Hospital “Cantídio de Moura Campos”, Bloco da Imprensa / Camisa Preta, Bloco É Nóis / Bloco 100 Vergonha / Bloco 100 Juízo, Bloco Kata-Loko / Bloco Vai Quem Quer / Bloco Unidos da Mina / Bloco Prá Firmá Mizade, Bloco Joselitos 100 Noção (Unifac), Bloco Carnavalesco Botucatu Futebol Clube, Bloco Fiel Botucatu / Bloco Gente Unida de Vila Maria, Bloco Timelo e o Bloco dos Turistas.

Segundo informações da Subsecretaria de Comunicação e Informação de Botucatu, a expectativa é que aproximadamente dois mil foliões participem deste desfile.

Para garantir a segurança dos foliões e do público, a Guarda Civil Municipal estará com todo efetivo (25 agentes) de prontidão. Segundo informações prestadas pelo secretário municipal de Segurança, Adjair de Campos, à Subsecretaria Municipal de Comunicação e Informação, será feito um trabalho de policiamento preventivo, com oito patrulhas em carros e quatro em motocicletas.

Também começa hoje os bailes populares da Praça Coronel Moura (Paratodos), com animação da Banda Karisma. O evento está programado para começar por volta das 21 horas, nos dias 22 e 24 de fevereiro, já nos dias 21 e 23 a tendência é que o evento atrase um pouco, com início logo após o desfile.

O Carnaval geralmente costuma atrair um grande público, aumentando os riscos de segurança. Para se prevenir a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal orientam que a população não leve objetos de valor, celulares, bolsas e carteiras às áreas de concentração de pessoas.

A sugestão é que os veículos sejam estacionados em locais seguros e iluminados. Em casos de viagens é necessário avisar aos vizinhos, e não deixar luzes da casa acesas, pois chamam atenção.

Se ingerir bebida alcoólica não dirija. Oriente as crianças para ficarem perto dos pais ou acompanhantes. E caso se percam, procurem um guarda municipal ou policial militar.