fevereiro 16, 2009

O que fazer contra o plágio

A situação é bastante delicada, mas tenho a impressão de que o blog O Grito Notícias, teve declarações de uma matéria utilizadas sem autorização por outros veículos de comunicação. Reclamei aos responsáveis, aos chefes dos responsáveis e adiantou muito pouco. Também abri uma reclamação junto ao Google, a respeito do assunto.

A matéria em questão se refere à escolha do Rei Momo e Rainha do Carnaval, evento que aconteceu na sexta-feira (13), e que pode ser conferido AQUI.

Percebi que outros sites da internet, um deles o oficial da Prefeitura Municipal de Botucatu, estava com matéria semelhante, o que é normal. O que não considero normal, ou ético, é encontrar declarações prestadas ao editor do blog O Grito, logo após o concurso (por volta das 23h30), estampada em material que é distribuído para uso da imprensa em geral.

A autor da matéria explica que realmente usou as declarações do Rei Momo, que estavam em meu blog, no site, entretanto cadê os créditos?

Em e-mail enviado à reportagem do Blog é apresentada a seguinte justificativa: "Conversei com a Natalina e ela disse que a mãe dela havia desfilado como rainha de escola de samba. Ela falou com diversas pessoas da imprensa. Eu não sabia o nome completo da mãe dela, entrei no seu blog e peguei algumas informações, mas se você ver, o que foi usado foi o que o Rei Momo, que é seu amigo, falou".

Detalhe: a Rainha do carnaval se chama Yasmin.

Conheço o autor da matéria, é um jornalista competente e sério, considero como um amigo, o errado disso tudo é usar e não creditar e distribuir o que não coletou de forma livre para outros meios de comunicação, alguns concorrentes, inclusive.
Percebi a cópia em duas declarações:
Rainha do Carnaval: "Estou muito emocionada, o Carnaval faz parte da minha família", inverteram a ordem das palavras, mas o conteúdo é o mesmo.
Rei Momo - "Estou preparado e disposto para mostrar muito samba no pé, e fazer bonito em nome do Camisa Preta"
Ficou curioso para saber quais foram os site?
Faça uma busca no google com as frases que dá para descobrir fácil.

Lamento que isso tenha ocorrido, ainda mais se tratando de um site oficial do município que utilizou informações de um blog, isso é credibilidade, mas mesmo assim, não autorizei nada.
Até mesmo a foto é a mesma do blog, mas essa eu acredito que tenham pedido a autorização, já que deram crédito.