fevereiro 18, 2009

Prefeita de Conchas pleiteia a construção de casas populares e melhorias em conjuntos

A prefeita de Conchas, Adriana Dearo Del Bem, participou na segunda-feira, 16 de fevereiro, juntamente com outros cinco prefeitos paulistas, de reunião com o secretário de Estado da Habitação e presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Lair Krähenbühl, para tratar de questões habitacionais do Município. O encontro foi articulado pelo deputado federal Mendes Thame.

Adriana Dearo Del Bem solicitou a construção de novas moradias e recursos do Programa Especial de Melhorias (PEM) para obras de infraestrutura em conjuntos já entregues, como muros de arrimo e creches. "A maior parte dos conjuntos antigos precisa de melhorias, que não foram requisitadas pelas gestões anteriores", disse a prefeita. Esse programa oferece recursos da Secretaria aos municípios, sem ônus, para obras de melhorias habitacionais.

Quanto às novas moradias, a prefeita informou que já está viabilizando área para a edificação do empreendimento e que, após estudos, será possível definir o potencial de moradias a serem edificadas. "Temos uma demanda de cerca de 800 famílias inscritas para a habitação popular, inclusive funcionários públicos da prefeitura", explicou. Atualmente, a CDHU tem em construção, em parceria com o Município, o conjunto Jardim São Benedito, com 132 casas, que já se encontra em fase de conclusão. Os pleitos do Município foram encaminhados para análise pelas equipes técnicas da Secretaria de Estado da Habitação e da CDHU.

Segundo o deputado federal Mendes Thame, é preciso concatenar esforços entre Estado e Municípios para resolver a questão habitacional. Ele também enalteceu o trabalho da CDHU na implantação de um modelo construtivo que respeita o meio ambiente. "O secretário Lair está cumprindo o seu papel de administrador público com bastante eficiência". Thame ressaltou ainda a importância da moradia para a sociedade: "Uma moradia própria muda a vida das pessoas, constrói cidadania, enfim, faz o bem para aqueles que dela se beneficiam", concluiu.

Além de Adriana Dearo Del Bem, estiveram presentes os prefeitos de Rio das Pedras, Itapeva, Pereiras, Avaré e São Pedro.