fevereiro 02, 2009

PUC-SP abre matrículas para MBA em Controladoria e Gestão Estratégica de Negócios

Aprender a linguagem dos negócios tem se tornado uma necessidade cada vez maior para profissionais de diferentes segmentos compreenderem a lógica empresarial. Para atender à crescente procura por cursos com esse objetivo mercadológico, a PUC-SP por intermédio de sua Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão (COGEAE), promoveu uma reforma curricular e transformou o MBA (Master Business Accounting) em Contabilidade no curso de MBA em Controladoria, mantendo uma estrutura básica comum e seis ênfases em áreas de Contabilidade.

Além do enfoque em Gestão Estratégica de Negócios, que irá preparar o aluno para gerenciar projetos desde o planejamento até a execução e dar embasamento para lidar com finanças, pessoas, marketing, logística e controle, o curso oferece outras cinco opções de ênfases: Contabilidade Empresarial, Auditoria e Perícia, Contabilidade Governamental, Contabilidade para Organizações do Terceiro Setor e Contabilidade de Agronegócios.

As alterações permitirão possíveis parcerias com instituições de ensino superior em todo o país, além da extensão deste curso para atividades in company. O fato de o conteúdo ser dividido em disciplinas comuns das ênfases permite maior flexibilização aos estudantes e torna o curso ainda mais atraente.

Um dos diferenciais é a carga horária, que supera o mínimo de 360 horas exigido para um MBA regular. O MBA em Controladoria e Gestão Estratégica de Negócios terá 387 horas, sendo 237 horas para as disciplinas comuns e 150 horas para as ênfases. Ao todo, são 16 meses de aulas, sendo os dois últimos meses reservados para orientação da monografia.

Por ser calcado na área de Contabilidade e não na de Administração, como outros MBAs existentes, o curso trata da gestão pelos olhos da gestão, oferecendo os instrumentos necessários para os executivos que lideram as complexas atividades contábeis e financeiras de organizações públicas e privadas.

Outro destaque do MBA é a sua proposta de concentrar atenção no crescimento profissional dos participantes, proporcionando o espaço ideal para que façam o planejamento de carreira e o desenvolvimento de habilidades individuais valorizadas nas organizações, além de aprimorar seus conhecimentos científicos e práticos em Controladoria, sob a visão ética e humanista.

O programa do curso visa a estreitar o conceito e a formação da cadeia de business, num cruzamento de conhecimentos de Controladoria, e capacitar profissionais para exercerem a função de auditores e/ou controlers, com profundos conhecimentos sobre a importância das atividades de Contabilidade, com base na legislação vigente.

O MBA objetiva ainda aperfeiçoar e difundir conhecimentos e técnicas na aplicação da Contabilidade nas atividades relacionadas à produção e gerenciamento, além de estimular a produção de trabalhos técnicos e científicos de nível elevado e qualidade superior, por meio do estímulo à formação de uma massa crítica de conhecimento nestas áreas.

A idéia é abordar a Gestão Estratégica de Negócios como uma ferramenta essencial no gerenciamento de organizações e negócios empreendedores, por meio da análise da concorrência, planejamento de negócios, análise de vantagens competitivas, parcerias e alianças etc. Nesse contexto, o marketing surge para despertar a visão nas dimensões de inovação e desenvolvimento de produtos, divulgação e mídia, planejamento e pesquisa.

O MBA traz a figura do líder moderno na disciplina de Comunicação e Relacionamentos, mostrando formas de desenvolvimento de liderança carismática. Os alunos serão estimulados a explorarem o seu potencial para os relacionamentos interpessoais e aprenderão técnicas de negociação e administração de conflitos.

Os profissionais serão preparados ainda para gerir investimentos como projetos com início, meio e fim, considerando todas as variáveis. A contabilidade avançada auxiliará com demonstrações sobre efeitos inflacionários, correção monetária e outras demonstrações contábeis tradicionais, além de técnicas de análise financeira e sua utilização na tomada de decisões.

Dirigido a profissionais graduados em Administração, Agronomia, Computação, Contabilidade, Economia, Atuariais e Engenharia, além de formados em outras áreas que atuem na área de Controladoria, Finanças e Gestão de Negócios, o curso tem início em 13 de Março e aulas sempre as sextas, das 19 às 23 horas e, aos sábados, das 8h30 às 17 horas, na Integração Escola de Negócios, que fica na Rua Manuel Guedes, 504 - Jardim Europa - São Paulo.

Mais informações e inscrições: (11) 3046-7878 e www.integracao.com.br/mba5/