fevereiro 17, 2009

Rio Claro vai distribuir 30 mil preservativos no Carnaval

Durante o Carnaval, a Fundação de Saúde de Rio Claro distribuirá 30 mil preservativos. Destes, 18 mil através da Secretaria Estadual da Saúde e o restante adquiridos com recursos próprios. A distribuição faz parte da campanha do Programa Municipal de Prevenção à Aids e inclui a divulgação de material de orientação ao público e camisetas.

Além das escolas de samba e foliões, a campanha envolve dezenas de entidades rio-clarenses, como os grupos de terceira idade, indústrias e usuários das unidades de saúde.

Mensalmente a rede pública municipal de saúde distribui aproximadamente 22 mil preservativos. A distribuição é feita em todas as unidades de saúde e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que funciona na Rua 5, entre as avenidas 2 e 4, no centro da cidade, de segunda a sexta-feira das 7 às 17 horas.

Quem comparece pela primeira vez para retirar os preservativos, tem que fazer um cadastro e recebe orientações sobre planejamento familiar, doenças sexualmente transmissíveis e uso do preservativo. Cada pessoa tem direito a até 12 preservativos por mês.

Qualquer pessoa com vida sexualmente ativa, independente da classe social e sexo, pode retirar o material. O preservativo, além de evitar a gravidez precoce, protege as pessoas das doenças sexualmente transmissíveis, como Aids, sífilis e hepatites B e C. As equipes do CTA também desenvolvem projetos com profissionais do sexo e com dependentes de drogas, fazendo a orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis e entrega de preservativos.

Maiores informações sobre o assunto podem ser conseguidas nos telefones 3523-3232 e 3533-3350 ou diretamente nas unidades de saúde.

Do site oficial do município de Rio Claro