fevereiro 12, 2009

Secretaria de Agricultura reorganiza hortas comunitárias

Um projeto que tem recebido atenção especial na nova administração é o de hortas comunitárias. No primeiro mês de governo, as 17 hortas comerciais e comunitárias foram visitadas pelos Engenheiros Agrônomos da Subsecretaria para realizar um levantamento dos problemas existentes e dos desafios futuros do Projeto Hortas Comunitárias.

De acordo o Diretor da Agricultura Marcio Campos, as ações de reorganização das hortas passa por vistorias e visitas técnicas e mobilização de novos grupos de interessados em participar do projeto. "O preparo do terreno, insumos e capacitação técnica em horticultura serão de responsabilidade da Subsecretaria de Agricultura", explica.

O Assessor de Agricultura Paulo Arbex conta que a subsecretaria estuda novos projetos de hortas comunitárias em bairros em que moradores mostram interesse. "A implantação de um novo projeto busca o local adequado para a instalação, cadastro dos interessados e composição da coordenação da horta. A partir desse momento fornecemos material de irrigação, ferramentas e insumos para a produção', disse.

Segundo a Subsecretaria de Agricultura, o projeto de hortas comunitárias tem grande alcance no município e promove a segurança alimentar e nutricional nos bairros as quais estão instaladas.

Atualmente as hortas comunitárias estão instaladas nos bairros Vila Ema, Monte Mor, Cambuí, Convívio, 24 de maio, Rubião Junior, Santa Elisa, Jardim Itamarati, Parque Marajoara, COHABs, Jardim Ciranda e Comerciários. Há a proposta de expansão para outros bairros como o Parque Imperial.