março 02, 2009

Calouros são recepcionados na FM/Unesp

Cerca de 130 novos alunos dos cursos de graduação de Medicina e Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) iniciaram oficialmente, dia 2 de março, sua jornada acadêmica. A recepção aos calouros aconteceu no salão nobre da FMB e prossegue durante toda a semana com atividades de integração.

A mesa de autoridades foi composta pelo diretor da FMB, professor Sérgio Müller, os coordenadores de curso de Medicina e Enfermagem, professores Joélcio Francisco Abade e Eliana Mara Braga, respectivamente; além dos superintendentes do Hospital das Clínicas, Dr. Antônio Rugolo Júnior, e do Hospital Estadual de Bauru, Dr. Emílio Curcelli. A presidente da Comissão de Recepção aos Calouros, professora Regina Popim completou a mesa.

Como primeira atividade do ano letivo, os novos acadêmicos assistiram uma explanação inicial do diretor, que abordou sobre a história da FMB e da Unesp como um todo, ressaltando a inserção que a instituição tem dentro da universidade e sua responsabilidade perante a comunidade na qual está inserida. Em sua saudação inicial, Muller enfatizou a importância dos calouros para a faculdade. “É um instante em que a universidade se renova”, declarou.

O diretor aproveitou a oportunidade para reforçar o crescimento da excelência do ensino, pesquisa e extensão oferecidos pela faculdade e o alto índice de procura pelos cursos nos vestibulares. O curso de Medicina foi novamente o mais concorrido em toda a Unesp, com mais de 10.400 inscritos para 90 vagas (média de 115,6 candidatos/vaga). Já Enfermagem registrou novamente crescimento na procura por vestibulandos ao registrar mais de 690 candidatos para 30 vagas, com média
(23,2 c/v). “São proporções altíssimas e os que ingressaram em nossos cursos fizeram por mérito. É mais uma responsabilidade perante à sociedade”, ressaltou Müller.

A proibição ao trote, regulamentada pela lei estadual nº 10.545, de 20/12/1999, e pela resolução Unesp nº 86, de 4/11/1999, foi amplamente abordada durante a recepção aos calouros. O diretor frisou o empenho da instituição em coibir estas atividades, sendo que a FMB conta atualmente com ações para evitar os trotes. A fiscalização tem sido redobrada pela direção que disponibiliza um número de telefone (3815-9000) para receber denúncias 24 horas ao dia.


No período da tarde, os calouros conheceram as instalações e atividades do Centro Acadêmico Pirajá da Silva (CAPS) e da Associação Atlética Carlos Henrique Sampaio Almeida (AAACHSA).

Atividades de recepção prosseguem com ‘Trote Cidadão’

Além de acompanharem o segundo dia de aula no campus de Rubião Júnior, os novos alunos da Unesp, em especial os graduandos em Medicina e Enfermagem ainda terão mais atividades de integração.

A programação de recepção aos calouros da FMB prossegue com a realização, dia 3 de março, de um ‘trote cidadão’, em Botucatu. A concentração dos acadêmicos acontece a partir das 14 horas no Largo da Catedral de Sant’Anna e os alunos realizarão arrecadação de alimentos, material escolar e de higiene pessoal.

Dia 4 de março, os alunos terão palestras e conhecerão o Serviço de Apoio Psicológico ao Estudante (Seapes), além de realizarem um tour pelo campus. Às 17 horas participam de um encontro no Teatro Municipal Camilo Fernandez Dinucci, onde serão recepcionados pelo prefeito João Cury (PSDB), junto com outros calouros das demais faculdades que compõem o campus da Unesp em Botucatu.

Flávio Fogueral
Jornal da FMB