março 10, 2009

Alunos da Aitiara em Festival de Euritimia na Alemanha

Estudantes botucatuenses promoveram noite
brasileira no festival realizado em 2008


Por Renato Fernandes

A escola Aitiara representará Botucatu no VI Fórum Internacional de Euritmia, que acontecerá e entre os dias 30 de abril e 3 de maio, na cidade de Witten, Alemanha. Participarão do evento 12 alunos, comandados pela professora Suzana Murbach e com acompanhamento do músico André Carino. “Levaremos um programa bem brasileiro com músicas e poesias e realizaremos também Workshops de Dança e uma Noite Brasileira após a nossa apresentação de Euritmia”, disse Suzana.

Este será o segundo ano que alunos da escola participam do evento à convite dos organizadores. Em 2008, o grupo foi agraciado com o apoio efetivo da Secretaria Municipal de Educação que cedeu ônibus para levar os estudantes ao aeroporto; dos participantes do ano passado apenas três já conhecem a Europa. “Devido ao enorme sucesso que obtivemos em 2008, com sete alunos, recebemos um convite especial para a participação este ano”, disse. “O encontro não é competitivo, mas, o público e os organizadores demonstram o seu reconhecimento pelas apresentações que mais o impressionaram. A performance da Aitiara, foi considerada como a mais empolgante pelo público e pelos organizadores”, explica a professora.

A professora explica que participar do festival é sinal de existência de uma escola da metodologia Waldorf, com trabalho de qualidade e maturidade nesta disciplina. “Para nós é uma honra sermos convidados especiais devido ao sucesso que obtivemos em 2008, levando todo o colorido da Cultura Brasileira, através de sua música e poesia. Apenas três escolas no Brasil podem no momento contar em seu quadro de professores com profissionais de Euritmia capacitados para trabalharem com o Ensino Médio: Aitiara, Rudolf Steiner (SP) e Viver de Bauru”, diz.

Ao regressarem da Alemanha o grupo pretende agendar apresentações no Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci, em Botucatu. “Ainda não marcamos data. Pretendemos ir também a Bauru, São Paulo e outras cidades que nos convidarem. Ano passado passamos em Buenos Aires e a Argentina a convite e lá nos apresentamos quatro vezes, e também em Ribeirão Preto”, disse.

Os organizadores do Festival estão agendando apresentações que deverão ocorrer na Alemanha, na semana anterior ao Fórum. As datas e os nomes das cidade que receberão o grupo botucatuense devem ser divulgados nas próximas semanas. “Para os alunos será uma grande oportunidade de conhecerem as culturas musical e poética de outros países. Conversar com alunos de nacionalidades diferentes da mesma idade escolar, já que estarão todos os participantes alojados no mesmo local e realizando todas as refeições juntos. Com isso ampliam suas vivências culturais e humanas”, explica.

Para possibilitar a viagem, alunos e pais estão trabalhando intensamente com apoio financeiro da ABT (Associação Beneficente Tobias) através do pedido anual da ABRE (Associação Brasileira de Euritmistas).