março 10, 2009

HC/FMB inaugura novo espaço para atendimento a recém-nascidos

A Unidade Neonatal do Hospital das Clínicas (HC), vinculado à Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), inaugurou, dia 9 de março, as novas instalações da UCI (Unidade de Cuidados Intensivos),destinada ao atendimento a crianças em recuperação após internação na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

O espaço conta inicialmente com 8 leitos e deve ser ampliado futuramente para 15. Oferece às crianças internadas e que aguardam alta médica (em sua maioria prematuros, com má formação congênita ou aquelas cujo parto teve complicações), atendimento de especialidades como fonoaudiologia, fisioterapia, oftalmologia, terapia ocupacional e nutricionista.

“Com essas especialidades, há uma abrangência maior no tratamento da criança e isso favorece uma recuperação mais eficaz de nosso paciente”, explica a professora do Departamento de Pediatria e responsável pela UCI, Sáskia Fekete.

Conforme explica a docente, o atendimento era realizado anteriormente no mesmo espaço da UCE (Unidade de Cuidados Especiais), voltado para a assistência em crianças nascidas na maternidade do HC.

Na solenidade de inauguração estiveram presentes o superintendente do Hospital das Clínicas e seu vice, professores Antônio Rugolo Júnior e Celso Vieira Sousa Leite, respectivamente; o chefe do Departamento de Pediatria, prof. Antonio Zuliani, além da professora emérita da FMB, Cleide Enoir Petean Trindade. Compareceram também responsáveis pela unidade, além de médicos e enfermeiros da Unidade Neonatal.

Em sua explanação, o superintendente do HC, Antônio Rugolo Júnior, frisou que a destinação de um espaço para a recuperação de recém-nascidos, após a estadia em uma UTI, possibilita um atendimento mais humanizado. “É a consolidação de um espaço voltado para a abordagem exclusiva desse paciente”, declarou.

Flávio Fogueral - Jornal da FMB