março 02, 2009

Hector Bohamia em Botucatu

Por Renato Fernandes

O Bailarino Héctor Bohamia traz para Botucatu a turnê mundial do espetáculo "Estado de Liberdade". A apresentação acontece no dia 13 de março, às 20h30, no Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci.
Segundo a crítica especializada, Héctor Bohamia é um dos artistas “argentino-alemão” mais prestigiados atualmente no mundo, dentre os destaques de sua geração familiarizados ao expressionismo.

Radicado há mais de duas décadas em Frankfurt, Alemanha, Bohamia sempre se manifestou como um homem inquieto e interessado na transformação. Essa postura permitiu que ele sobrevivesse em um ambiente de artistas-criadores. Foi bailarino do Tanztheater del Wuppertal da célebre Pina Bausch e no Tango Argentino em New York (período que cumpria sua bolsa de estudos na Juilliard School Dance of Music). Viajou pelo mundo com seus solos inacreditáveis em busca de novos horizontes. Toda sua voltagem imaginativa parece ter a precisão de uma câmera fotográfica.

Para as revistas especializadas as ideias cênicas de Bohamia possuem profundas raízes expressionistas e enorme visão de vanguarda. A linguagem conquista o espectador de maneira difícil de explicar, descrevendo com emoção a difusa sensação de enfrentamendo do efeito artístico distinto do que é mostrado ou proposto nas maiorias das turnês.

Héctor trabalhou para as Operas de Sidney, Roma, Dresden, Hannover, Chicago, Ottawa, San Francisco, Philadelphia entre outras. Em 1997 estréia Aufstieg ünd Fall der Stadt Mahogonny de Kut Weill-Bertolt Brecht, no consagrado Berlin Ensemble, com enorme aceitação por parte da imprensa e do público.

Com o espetáculo “Estado de Liberdade” o artista iniciou sua segunda turnê mundial.