março 04, 2009

Leonardo Boff ministra palestra em Botucatu

O teólogo e escritor Leonardo Boff estará em Botucatu para proferir a conferência “Crise global: mudar a consciência ou perecer?”. A conferência faz parte do projeto “Luz no Campus” e acontece no dia 18 de março, a partir das 18h30, no Ginásio de Esportes da Fazenda Experimental Lageado.

Pensador renomado, Leonardo Boff foi um dos criadores da Teologia da Libertação. Ex-frade franciscano, Boff é doutor em Teologia e Filosofia pela Universidade de Munique (Alemanha) e doutor em Política pela Universidade de Turim (Itália). Desde 1993, é professor de Ética, Filosofia da Religião e Ecologia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Em 2002, em razão de sua militância contra a pobreza, ganhou o prêmio Nobel alternativo para a paz. É autor de mais de 60 livros nas áreas de Teologia, Espiritualidade, Filosofia, Antropologia e Mística, dentre eles “Igreja: carisma e poder – ensaios de eclesiologia militante”, “Ética da Vida” e “Ecologia, Mundialização, Espiritualidade”. A maioria de sua obra está traduzida nos principais idiomas modernos.

Na sua palestra, Boff vai tratar da crise econômica e ecológica global e suas consequências políticas, éticas, espirituais e teológicas que ameaçam o futuro da humanidade. O escritor propõe a adoção de novos paradigmas para a vida humana na Terra, que incluem a consciência ecológica, a volta do espiritual e do místico.

O “Projeto Luz no Campus - filosofia ao entardecer”, pretende estimular a reflexão sobre temas de filosofia, ética, política, ciência e cultura. O evento é promovido pela Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu, e Fundação de Estudos Agrícolas e Florestais (Fepaf), com apoio da Prefeitura Municipal de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Cultura, e do Jornal Diário da Serra.

O evento é aberto ao público em geral e tem entrada franca. Os organizadores solicitam aos interessados que tiverem condições a doação de 1kg de alimento não perecível.

ASSESSORIA DE IMPRENSA - Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp de Botucatu - FCA / Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais - FEPAF