março 04, 2009

Semana da Mulher na FMB será comemorada com ações de prevenção a saúde e cuidados estéticos

Os cuidados com beleza e saúde serão os focos principais na semana em que ocorre o Dia Internacional da Mulher na Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB). De 9 a 13 de março, acontece na Casa do Servidor da FMB, a Semana da Mulher “Prevenindo para Viver”, que está em seu sétimo ano de realização.

O evento consistirá no alerta às servidoras da FMB, Hospital das Clínicas (HC) e empresas terceirizadas sobre a busca da qualidade de vida através dos cuidados com a saúde. A programação inclui oficinas de maquiagem, cuidados com os cabelos, além do ensino de técnicas de massagens para amenização da dor. Palestras sobre nutrição, prevenção de lesões e cuidados com o corpo também devem integrar as atividades da Semana da Mulher.

O encerramento do evento contará com um desfile de modas, que acontecerá dia 13 de março, a partir das 13 horas, no salão nobre da FMB. Na ocasião, servidores do HC e da FMB serão os modelos que mostrarão coleções cedidas por empresas patrocinadoras do evento.

No mesmo dia, a ONG (Organização Não-Governamental) Saber (Saúde, Amor, Bem-Estar e Responsabilidade) abordará o tema “Saúde, sexualidade e vida profissional: dá tempo?”. “O grande foco desta semana é a prevenção. Vamos, através das oficinas, trabalhar e ensinar as mulheres a se cuidarem tanto na estética quanto na saúde”, explica Martha Negrisoli, psicóloga e analista técnica do Grupo Técnico de Desenvolvimento de Recursos Humanos da FMB (GTDRH).

Segundo Martha, o cotidiano dessas mulheres, que representam quase 70% do quadro de funcionários da instituição, foi se alterando ao longo dos anos, com exigências cada vez maiores como a conciliação entre a vida familiar e a carreira profissional. “A mulher, ao longo dos anos, tem uma série de atividades que lhe toma um tempo relativamente grande. Com isso, ela deixa de se cuidar de forma adequada, não somente em estética, mas na própria saúde. E existe uma necessidade desses cuidados para que ela tenha qualidade de vida”, finaliza Martha.

A Semana da Mulher “Prevenindo para Viver” tem o apoio da Faculdade de Medicina de Botucatu, Hospital das Clínicas, Associação dos Servidores da Unesp (ASU), Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp), Fundo Social dos Servidores da Faculdade de Medicina e HC (Fuss) e Ong Saber. Empresas do comércio local também colaboram com o evento.

Flávio Fogueral - Jornal da FMB