abril 01, 2009

Abril cubano no Centro Cultural de Botucatu

Por Renato Fernandes

Durante o mês de abril, um clima cubano tomará conta dos corredores do Centro Cultural de Botucatu (CCB), com a seleção de filmes que serão projetados aos sábados, às 19h30, pelo cineclube Ybitu Katu.

Além dos filmes, o cineclube em parceria com o CCB, promovem uma exposição fotográfica sobre Cuba.

O presidente da entidade cultural, João Carlos Figueiroa, destaca que entre as peças expostas consta a capa da revista Time de 1959, com Fidel Castro ladeado pelas bandeiras de Cuba e dos Estados Unidos. “É, sem dúvida, um documento incrível pois, decorridos 50 anos, pouca gente sabe que os EUA apoiaram a Revolução Fidelista, até que seus interesses fossem contrariados. A exposição tem a finalidade de preparar os frequentadores do cineclube Ybitu Katu para a mostra de filmes Cubano”, explica.

Durante certo período deste mês, o CCB abrigará duas exposições simultaneamente. Além do tema cubano também permanecerá em exibição trabalhos do artista plástico Everton de Oliveira, "O Estrangeiro do Corpo".

Programação - As sessões temáticas começam nesse sábado, dia 4, com a exibição do filme “Memórias do subdesenvolvimento” (Tomás Gutiérrez Alba - 1968). A programação se estende nos demais sábados do mês na seguinte ordem: “Morango e Chocolate” (Tomás Gutiérrez Alba e Juan Carlos Tabió - 1994); “Lista de Espera” (Juan Carlos Tabió - 2000); e “Suíte Havana” (Fernando Peres - 2003).

Na primeira e última sessões do mês, o professor cubano Joel Mesa, encerrará as projeções com debates sobre o filme.
As sessões acontecem sempre às 19h30. O ingresso pode ser trocado por um quilo de alimento não perecível. Informações no blog: www.cineclubeybitukatu.blogspot.com.