abril 07, 2009

Começa Simpósio sobre Meio Ambiente e Direito Ambiental

Teve início na noite de segunda-feira, dia 6 de abril, o Simpósio sobre Meio Ambiente e Direito Ambiental na Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, câmpus de Botucatu.

Quase trezentos inscritos, entre estudantes e profissionais das áreas de Agronomia, Engenharia Florestal e Direito acompanharam a primeira palestra do evento, proferida pelo jurista Werner Grau Neto, especialista em Direito Ambiental pela USP.

Na abertura do Simpósio estiveram presentes o professor Edivaldo Domingues Velini, diretor da FCA; o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Mario Sérgio Rodrigues; o coordenador do evento, professor Paulo Torres Fenner; o diretor-presidente da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf), Iraê Amaral Guerrini e o coordenador da Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de Botucatu, José Júlio Correia dos Santos.

Aproximar as áreas interessadas para discutir soluções que permitam o desenvolvimento com preservação ambiental é o principal objetivo do evento. “Os que cuidam diretamente das questões relativas ao meio ambiente e os que legislam sobre o tema precisam trabalhar de maneira afinada para chegarem às melhores soluções”, afirmou o professor Paulo Fenner.

O diretor-presidente da Fepaf, professor Iraê Guerrini, elogiou a escolha do tema. “O assunto é uma preocupação atual e que, cada vez mais, estará na pauta dos trabalhos de todos nós no futuro em busca de um mundo melhor e mais sustentável”.

O professor Velini, diretor da FCA, também salientou a importância do tema e ofereceu apoio institucional para que o Simpósio tenha uma nova edição em 2010. “A consciência da necessidade de preservação deve estar presente na atuação de todas as atividades profissionais. Espero que todos aproveitem o evento para estabelecer um diálogo técnico, que é a principal ferramenta para a solução de problemas e que no ano que vem estejam de volta aqui trazendo suas experiências”.

O Simpósio sobre Meio Ambiente e Direito Ambiental continua na terça-feira, dia 07 com as palestras “Lidando com a escassez de água”, proferida pelo professor Velini e “Avaliação do Impacto Ambiental dos Transgênicos”, pelo professor Robson Pitelli, pós-doutorado em Agronomia pela Universidade da Flórida.

Na quarta-feira acontecem as palestras “A Sustentabilidade no Meio Rural”, proferida pela doutora Elisabete Maniglia e “Desenvolvimento sustentável e o comércio internacional de produtos agropecuários”, pela doutora Jete Jane Fiorati. As palestrantes são docentes da Unesp de Franca.

ASSESSORIA DE IMPRENSA - Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp de Botucatu - FCA
Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais - FEPAF