abril 06, 2009

Definido o novo reitor da Unicamp

O médico Fernando Costa assumirá a reitoria da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). O novo reitor tomará posse às 19h do dia 17 de abril, em cerimônia no Centro de Convenções da Unicamp. Costa, que tem 58 anos, ocupará o cargo até 2013. A confirmação foi feita pelo governador José Serra na última sexta-feira, 3 de abril. Ele escolheu o nome a partir de uma lista tríplice, recebida em 31 de março.

A lista foi elaborada a partir de consulta realizada com professores, funcionários e estudantes nos campi de Campinas, Piracicaba e Limeira. Nessa fase do processo, Costa teve 60,97% dos votos válidos, contra 39,03% obtidos por Gláucia Pastore. Edgar de Decca, companheiro de chapa de Fernando Costa para o cargo de coordenador-geral da universidade, foi indicado para completar a lista. Na votação entre os 67 conselheiros, o nome de Costa aparecia em primeiro lugar, com 61 votos.

Fernando Costa será o décimo reitor a suceder Zeferino Vaz, fundador e primeiro dirigente da Unicamp. Depois dele vieram o médico com especialidade em patologia clinica Plínio Alves de Moraes, o médico ginecologista José Aristodemo Pinotti, o economista Paulo Renato Souza, o lingüista e poeta Carlos Vogt, o médico pediatra José Martins Filho, o engenheiro de eletrônica Hermano Tavares, o físico e engenheiro de eletrônica Carlos Henrique de Brito Cruz e o engenheiro de alimentos José Tadeu Jorge, atual reitor.