abril 15, 2009

Dia do Índio tem exposição sobre os irmãos Villas-Boas

A exposição ''Irmãos Villas-Boas - Vida de Conquistas'' estará no Memorial do Ensino Municipal até o dia 26 de junho, homenageando o Dia do Índio. O trabalho dos Villas-Boas será explicado com imagens, objetos e vídeos.

Em homenagem do Dia do Índio, comemorado em 19 de abril, o Memorial do Ensino Municipal realiza, até o dia 26 de junho, a exposição "Irmãos Villas-Boas - Vidas de Conquistas", mostrando a cultura indígena do Xingu pelo olhar da família Villas-Boas, assim como o trabalho realizado pelos sertanistas com os índios brasileiros.

A abertura oficial da exposição ocorreu na última segunda-feira (13/04), às 14h, com a presença de crianças do Coral do Centro de Educação e Cultura Indígena (Ceci) Jaraguá, que cantaram músicas de suas tribos.

A exposição contém painéis com fotos do arquivo pessoal do sertanista botucatuense Orlando Villas-Boas, cedidas pelo filho Noel, retratando festas, rituais, a vida na tribo e a relação com os índios. Durante as visitas, um monitor explicará o trabalho dos Villas-Boas por meio de imagens, objetos e vídeos que entrelaçam a trajetória dos irmãos à história do Xingu.

A exposição contará com armas, instrumentos musicais, artesanato de cerâmica, bijuterias e outros utensílios indígenas que pertencem ao acervo do Projeto Xingu, mantido pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que acompanha os índios da região desde a década de 60.

Fazem parte da mostra também oficinas de artesanato, dança, contação de histórias e brincadeiras indígenas. Banners mostrarão o trabalho realizado nos três Cecis da Rede Municipal de Educação, que tem como objetivo o desenvolvimento integral das crianças índias de zero a seis anos em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. O currículo dos Cecis, com processos de aprendizagem desenvolvidos especialmente a partir dos interesses, hábitos e crenças indígenas, procura preservar a cultura Guarani.

A exposição "Irmãos Villas-Boas - Vidas de Conquistas" é gratuita e aberta ao público. Escolas da Rede Municipal de Ensino e outras unidades interessadas podem fazer o agendamento das visitas em três horários diários (10h, 13h e 15h) com o máximo de 40 alunos. Um horário especial foi reservado para os alunos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) às 20h das quartas-feiras, em turmas de 30 pessoas.


Serviço:

Exposição "Irmãos Villas-Boas - Vidas de Conquistas"
Data e horário: de 13 de abril a 26 de junho, segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Local: Memorial do Ensino Municipal
Endereço: rua Estado de Israel, 509, Vila Clementino



Powered by ScribeFire.