abril 01, 2009

Ex-aluno da 2ª turma doa materiais históricos à FMB

Aos 64 anos, o médico pediatra Domingos Gabriel de Paula Belusci tem sua história vinculada à Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB). Aluno formado pela 2ª turma de medicina da então Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu (FCMBB), em 1969, Dr. Belusci contribuiu com a memória FMB ao ceder documentos, fotografias e livros para a instituição.

A doação aconteceu no dia 30 de março e o material foi recebido pela historiadora Isaura Bretan, uma das organizadoras do acervo histórico da diretoria da faculdade. Além de versões digitalizadas do livro “Coração Aberto”, de crônicas e poesias escritas pelo médico, fotografias de turma e eventos diversos. Também foram doados à FMB objetos pessoais como caneca e uma carteira com o registro oficial no Conselho Regional de Medicina.

Para o médico, ceder alguns materiais que guardou por mais de quatro décadas, contribui para manter viva a história de uma das instituições de maior tradição no interior paulista. “Tenho orgulho em contribuir para a consolidação do acervo da faculdade”, declarou.

Dr. Belusci ingressou na então FCMBB, em 1964, aos 18 anos. Depois de formado, o médico atuou em cidades como Timburi, Echaporã, Avaré e Balneário Camboriú, em Santa Catarina. “Minha ligação com Botucatu e a própria Faculdade de Medicina começou muito antes de ingressar em seu curso de graduação. Fui aluno do curso ginasial na cidade e de lá mantive os primeiros contatos com a recém-criada FCMBB”, completou.

Ele relembrou de algumas situações inusitadas de sua passagem por Botucatu. Com alguns amigos foi o responsável pela criação da primeira república estudantil do município, a “Butantã- Solar dos Cobras”, tendo como endereço inicial a Avenida Dom Lúcio, nº 610. O médico também recordou de uma excursão que organizou para visitar a FCMBB. O ano era 1962 e a visita, segundo relata, não teve o sucesso esperado já que a faculdade entraria em funcionamento efetivo um ano depois.

Flávio Fogueral
Jornal da FMB