abril 22, 2009

FCA/Unesp realiza 17º Dia de Campo da Cultura do Milho

A Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp (FCA), câmpus de Botucatu, realiza no próximo sábado, dia 25, a partir das 7h30, o 17º Dia de Campo da Cultura do Milho, na Fazenda Experimental Lageado.

O evento, um dos mais tradicionais da agricultura na região, é voltado para produtores rurais, técnicos agrícolas, alunos de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais da área de ciências agrárias.

Através do Dia de Campo, os participantes podem conhecer os materiais genéticos mais produtivos e técnicas de manejo mais eficientes ligadas a cultura do milho. “Neste ano, além das empresas produtoras de semente, estarão participando do evento empresas de adubos, máquinas agrícolas e armazenagem de grãos”, conta o professor Roberto Lyra Villas-Bôas, supervisor das Fazendas de Ensino, Pesquisa e Produção da FCA.

O experimento com híbridos e cultivares de milho também apresenta uma novidade em relação às edições anteriores do Dia de Campo. “A semeadura foi realizada em dois diferentes espaçamentos: 50 e 85 centímetros. O objetivo é avaliar a influência desse novo arranjo de plantas na produtividade”, explica o professor Lyra. “Além dos testes com híbridos e variedades de milho, realizados em pequenas parcelas, os resultados da pesquisa são validados em área maiores em que outras informações técnicas da cultura são geradas e confirmadas”.

Os Anais do 17o Dia de Campo de Milho trazem quatro textos escritos por especialistas para aprofundar o conhecimento nas áreas de: manejo de plantas daninhas na cultura do milho; calagem e adubação na cultura do milho; importância na semeadura na produção de milho e custo e produtividade de milho-verão.

Mais informações e inscrições pelos telefones (14) 3811-7113/7114/7105 e 7115 ou pelos e-mails residencia@fca.unesp.br ou secfepp@fca.unesp.br .