abril 02, 2009

FMB promove Campanha da Voz, no CSE, dia 16 de abril

Em seu 10º ano consecutivo, será realizada, dia 16 de abril, no Centro de Saúde Escola (CSE), durante todo o dia, a Campanha Nacional da Voz. Docentes e residentes da Disciplina de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) realizarão exames das pregas vocais principalmente de pessoas que utilizam a voz com mais intensidade em seu dia-a-dia, como professores, cantores, vendedores, entre outros, ou ainda crianças e adultos fumantes. Também serão dadas orientações fonoaudiológicas à população.

Segundo a professora Regina Helena Garcia Martins, muitas alterações na voz podem ser diagnosticadas durante o atendimento. “O procedimento é simples, rápido, não dói e possibilita uma avaliação detalhada de toda a laringe. Caso sejam encontradas lesões, os pacientes serão encaminhados aos ambulatórios do Hospital das Clínicas (HC) da FMB para tratamento”, destaca.

Os profissionais da voz poderão realizar uma análise computadorizada, através da qual pequenas alterações na qualidade vocal poderão ser percebidas e registradas em um programa de computador.

Nas edições anteriores da campanha chegaram a ser examinados até 200 pacientes no mesmo dia e muitos foram encaminhados para acompanhamento no HC.

Professora Marisia Portes Fioravanti, fonaudióloga do Departamento de Otorrino da FMB tem outras informações: (em áudio)

Leandro Rocha - Assessoria de Comunicação e Imprensa da FM e HC/Unesp