abril 24, 2009

Luz no Câmpus aborda a Ciência no século XXI

Palestra será proferida pelo físico Sérgio Mascarenhas, uma dos maiores nomes do meio científico brasileiro.

No dia 29 de abril, a partir das 18h, no Auditório da Fazenda Experimental Lageado, acontece mais uma edição do ciclo de conferências “Luz no Câmpus”. O evento terá a presença do físico Sergio Mascarenhas, membro da Academia Brasileira de Ciências e presidente honorário da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que vai proferir a palestra “As fronteiras da Ciência para o Século XXI”.

Professor Emérito do Instituto de Física da USP/São Carlos, Sérgio Mascarenhas vai traçar um histórico da evolução do conhecimento desde o Renascimento até o século XXI, com foco na ciência, arte e a terceira cultura, baseado na obra “Os olhares de Janus”, de sua autoria.

Temas como sistemas complexos, nanobiotecnologia, neurociências, convergências das multimídias, globalização do conhecimento, células-tronco e as oportunidades e riscos da biotecnologia, estão em evidência quando se trata dos cenários científicos da atualidade e devem ser analisados pelo palestrante.

Nascido em 2 maio de 1928, Sérgio Mascarenhas trilhou uma carreira de grande sucesso na área acadêmica e contribuiu de forma fundamental para o avanço científico do país.  É membro da ordem nacional do mérito científico - Grã Cruz, pesquisador visitante em Harvard, MIT, Princeton e Fellow do Institute for Advanced Study de Princeton e outras universidades na Europa, Japão e América Latina, diretor de biofísica molecular e física médica por 12 anos, a convite do Prêmio Nobel Abdus Salam, no Intitute Center Trieste.

O “Projeto Luz no Campus - filosofia ao entardecer” pretende estimular a reflexão sobre temas de filosofia, ética, política, ciência e cultura. O evento é promovido pela Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu, e Fundação de Estudos Agrícolas e Florestais (Fepaf), com apoio da Prefeitura Municipal de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Cultura, e do Jornal Diário da Serra.

O evento é aberto ao público em geral e os organizadores solicitam a contribuição de 1kg de alimento não-perecível.

ASSESSORIA DE IMPRENSA - Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp de Botucatu - FCA / Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais - FEPAF




Powered by ScribeFire.