abril 22, 2009

Novos representantes do Conselho Federal Parlamentar são empossados em SP


Os novos delegados municipais Matheus (Lençóis) e
Abelardo (Botucatu) tendo ao centro o
novo delegado adjunto de SP Cleber Bertero


O Conselho Federal Parlamentar (Confep) deu posse na última sexta-feira, dia 17, aos seus novos integrantes em solenidade realizada no auditório Franco Montoro, na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. O evento contou com a presença de autoridades de vários Estados brasileiros. Cerca de 50 pessoas, entre delegados municipais, membros disciplinares e delegados adjuntos estaduais assumiram suas funções.

O Confep é uma instituição que trabalha com o objetivo de fiscalizar as ações de entidades públicas e privadas, que preza pela ética e pelo comprimento da legislação. Outras metas são fortalecer as atividades públicas e parlamentares em prol da sociedade, auxiliando os municípios no seu desenvolvimento econômico e na promoção de ações sociais.

Entre os empossados pelo procurador geral do Confep, Alberto Tineu Júnior, está o empresário Cleber Bertero, que atuava como membro disciplinar e assumiu o cargo de delegado adjunto do Estado de São Paulo. Bertero terá a responsabilidade de aumentar a representatividade do órgão, indicando novos membros e possibilitando cada vez mais o acesso da comunidade as ações do Confep.

Um das prioridades de Cleber Bertero é a criação de uma sede física regional para a entidade. “Isso vai proporcionar um canal de comunicação mais eficiente entre a sociedade e o Confep. A população poderá apresentar denúncias, propor novas idéias e projetos de leis para os parlamentos municipal, estadual e federal”, explica. Cleber diz ainda que o Conselho vai estar a disposição de vereadores e prefeitos. “Vamos disponibilizar nossa rede de relacionamentos para apoiar os municípios, garantindo um acesso melhor às secretarias de Estado e aos Ministérios no âmbito federal”, afirma.

Outra ação importante é a promoção de campanhas educativas. “Além da cartilha anti-drogas que distribuímos nas escolas municipais no passado, vamos promover mais três campanhas, voltadas para os temas pedofilia, meio ambiente e violência contra a mulher”, adianta o delegado estadual.

Além de Cleber Bertero, também tomaram posse na região como delegados municipais os vereadores Abelardo da Costa Neto (Botucatu) e MatheusTrecenti Capoani (Lençóis Paulista). “Lençóis é uma cidade com grande potencial industrial e comercial. Tenho certeza que com o apoio do conselho, vamos conquistar grandes benefícios”, disse Capoani. Para o vereador Abelardo, a participação da sociedade civil organizada é fundamental do processo democrático. “O Conselho não é apenas um órgão de fiscalização, mas também um mais um instrumento de desenvolvimento econômico”, garante.

Para o procurador geral do Confep, Alberto Tineu Junior, essas cidades passam a contar com um instrumento sério e eficaz. “Não basta apenas reclamar, temos que participar da busca para a solução dos problemas. Ninguém melhor do que os delegados e membros disciplinares para participar deste processo, afinal eles conhecem as dificuldades e as necessidades dos seus municípios”, afirma. Tineu Júnior salienta a importância da indicação de Cleber Bertero para o cargo de Delegado Adjunto do Estado de São Paulo. “Ele é uma pessoa muito atuante e preocupada com desenvolvimento da sua região”, conclui.

Membros disciplinares - Rafaele Conti Evangelista (Avaré), Fernando Marubayashi (Paraguaçu Paulista), Luiz Felipe Faraco Deliberador (Paraguaçu Paulista), Joáo Carlos Merlim (Paraguaçu Paulista) e Lincoln Inácio (Botucatu) assumiram os cargos de membros disciplinares e terão a função de auxiliar os delegados apresentando projetos, soluções e denúncias quando necessário.

Metas para 2009
Durante a solenidade a diretora de cursos e eventos do Confep, Marilene Mariottoni, apresentou as metas da entidade para o ano de 2009. Entre as ações propostas estão as visitas a secretarias estaduais e órgãos públicos, planejamento de cursos e palestras, confecção de um livro de apoio a elaboração de projetos de lei e a distribuição de cartilhas educativas. O Confep também pretende incentivar a criação dos Parlamentos Jovens, o fim do voto secreto nas Câmaras Municipais e trabalhar pela elaboração de uma Lei Federal que destine 15% dos recursos arrecadados com multas para as Santas Casas.

Serviços
O Confep disponibiliza aos seus membros assessoria empresarial, tributária, fiscal e jurídica, além de relacionamento empresarial, político e governamental, intercambio interestadual entre os poderes público e privado, troca de informações, treinamento e apoio técnico envolvendo a administração pública e o legislativo.

Conselho de ética
As questões levantadas pelos comitês de todo o Brasil são encaminhadas ao Conselho de Ética, órgão composto por notáveis representantes da sociedade, que se reúnem em assembléias para decidirem ações de ética e disciplina, assim como ações judiciais, extrajudiciais ou administrativas.

Mais informações sobre o Confep acesse www.confep.org.br.