maio 07, 2009

Arcebispo emérito de Botucatu é internado com hidrocefalia

A Assessoria de Comunicação e Imprensa da Faculdade de Medicina e Hospital das Clínicas da Unesp de Botucatu, divulgou às 11h30, de quinta-feira (7 de maio), um boletim médico referente ao estado de saúde do arcebispo Emérito de Botucatu, dom Aloysio Leal Penna

Segundo a nota, em decorrência de uma hidrocefalia (acúmulo de água dentro do crânio), na terça-feira, 5 de maio, o arcebispo emérito de Botucatu Dom Aloysio José Leal Penna foi internado no Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) para passar por uma cirurgia. O procedimento foi realizado para que fosse feita uma drenagem do líquido. Sua alta está programada para hoje, 7 de maio.

De acordo com o neurocirurgião Dr. Carlos Clayton Macedo de Freitas, responsável pelo atendimento do religioso, a cirurgia foi um sucesso. "Ontem (quarta-feira), Dom Aloysio passou bem e hoje (quinta-feira) seu quadro é estável", explica. O médico diz que a hidrocefalia não era uma complicação esperada, mas pode acontecer em pessoas que sofreram traumas, como foi o caso do arcebispo emérito - que sofreu um trauma crânio encefálico após uma queda, dia 10 de janeiro de 2009.

Dom Aloysio passou por uma tomografia há aproximadamente um mês e meio, quando não foi diagnosticada nenhuma alteração. Entretanto, há poucos dias, foi novamente submetido ao exame e a hidrocefalia pôde ser percebida. "Os sintomas que ele apresentava eram sonolência, se comunicava menos, estava apático. Agora, após a cirurgia, ele está mais acordado", esclarece Dr. Carlos Clayton.