maio 05, 2009

Botucatu recebe o evento “Ação Global Regional”

Durante o evento, que será realizada no Recinto JVC de Eventos, serão oferecidos serviços gratuitos de educação, saúde, cultura, meio ambiente, alimentação, cidadania, inclusão social, esporte e lazer.

Entre 9 e 17h de sábado (9/05), será realizada, no Recinto JVC de Eventos, em Botucatu (Av. Professor José Pedretti Neto, 400), mais uma Ação Global Regional. O evento, que tem o apoio da prefeitura local e secretarias municipais, é promovido pelo Serviço Social da Indústria (SESI-SP), entidade ligada à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), e pela TV Tem Bauru, filiada da Rede Globo de Televisão na região.

Com caráter social, a Ação Global Regional Botucatu oferecerá atendimentos gratuitos nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, cultura, alimentação, esporte e lazer, além de serviços de cidadania e inclusão social.

O objetivo é utilizar a informação e a mobilização social como estratégia de inclusão e resgate da cidadania. A expectativa da organização do evento, que conta com o apoio de mil voluntários, é atender 20 mil pessoas.


Serviços oferecidos


Emissão de documentos: A expedição da primeira via da cédula de identidade e da carteira de trabalho será oferecida durante o evento. O objetivo é reforçar o exercício da cidadania e a obtenção de benefícios legais. As fotos serão tiradas e cedidas gratuitamente. A equipe da ARPEN-SP juntamente com o Cartório de Registro Civil de Botucatu atenderá solicitação das 2ªs vias de certidões de nascimento, casamento e óbito.

Prevenção e orientação: Médicos, enfermeiros, técnicos em análises clínicas e laboratoriais farão plantão no local. Serão dadas orientações odontológicas para bebês e gestantes. Haverá atendimentos visando à prevenção do câncer de boca, testes de colesterol e glicemia (diabetes), controle de obesidade, verificação da pressão arterial, além de informações sobre o combate à dengue, raiva, leishmaniose, doenças sexualmente transmissíveis, AIDS e orientações sobre TOC, depressão e doação de sangue
A Colgate levará um escovódromo para as crianças aprenderem a fazer a higienização dos dentes e os adolescentes terão palestras ministradas por médicos, dentistas e psicólogos sobre métodos contraceptivos, relação sexual, e higiene oral.

Haverá, ainda, posto de vacinação contra a gripe para a Terceira Idade e de febre amarela para crianças e adultos.

Orientação nutricional: Por meio do programa Alimente-se Bem, criado pelo SESI-SP para incentivar a utilização integral dos alimentos, a área vai orientar e ensinar a população a adquirir hábitos alimentares saudáveis e a utilizar os alimentos integralmente, melhorando o estado nutricional e a qualidade de vida sem aumentar os gastos com alimentação. As aulas serão ministradas na unidade móvel do programa e os participantes receberão noções sobre os alimentos e suas funções, planejamento de compras, reconhecimento, seleção, cuidados e higiene dos alimentos, além de dicas culinárias.

Saúde e bem-estar: Por conta de parceria local com a Unesp de Botucatu, o evento oferecerá orientações alimentares e nutricionais, índice de massa corpórea (relação entre peso e altura) e informações para a prática de atividades físicas.

Orientação Jurídica: Informações jurídicas, mas nem sempre acessíveis à população, serão oferecidas por meio da assessoria jurídica do SESI-SP e de parceiros que atuam no segmento. Os interessados poderão tirar dúvidas sobre contratos, imóveis, família, separação, consumidor, locação, dados previdenciários e trabalhistas, penal, comércio e direitos do consumidor.

Educação: Responsável pela maior rede de ensino privado do País, são 212 unidades com Ensino Fundamental e programas de educação para jovens e adultos, o SESI-SP divulgará seus projetos na área, incluindo o Programa de Ensino em Tempo Integral (PETI), o Ensino Médio, a Educação de Jovens e Adultos para os ensinos Fundamental e Médio (Novo Telecurso e Projeto de Alfabetização Intensiva). Também haverá contadores de história na tenda da Hora do Conto.

A novidade da área para 2009 é o Planetário. O objetivo é levar informações sobre astronomia para a introdução de crianças e adultos nos ?mistérios? das ciências.

Mercado de trabalho - Aos desempregados ou que buscam o primeiro emprego serão oferecidas informações para a elaboração de currículo, orientação sobre mercado de trabalho e comportamento adequado em entrevistas. A escola SENAI Ítalo Bologna, de Itu, fará cadastramento de portadores de deficiências físicas para facilitar o contato dessas pessoas com as empresas interessadas em contratá-los.

Capacitação profissional: Técnicos do SENAI de Botucatu darão orientação sobre cursos profissionalizantes e demonstração do funcionamento de um alarme aplicado em uma maquete de residência. Além disso, serão produzidas lixeiras para automóveis, confeccionadas em duas máquinas de overloque durante o evento. E a novidade ficará por conta de um Pit Stop para inspeção veicular realizada por uma equipe de técnicos que disponibilizará um laudo sobre problemas detectados no veículo.

Espaço Beleza: Durante todo o dia, os participantes terão à disposição um espaço especial, com técnicos do SENAC, que orientarão sobre os cuidados com a beleza, como dicas sobre nutrição em estética e cuidados diários com a pele. Além disso, serão oferecidas sessões de reflexologia nas mãos.

Geração de renda: Profissionais do SESI-SP e de parceiros realizarão oficinas de geração de renda para complementação do orçamento doméstico, utilizando retalhos de tecido.

Cultura e Entretenimento: Apresentação de grupos musicais, de dança e bandas da região, mais uma série de brincadeiras com o público, integram a programação desenvolvida pelo SESI-SP e a prefeitura local e secretarias municipais. As atividades serão realizadas em diversos pontos do evento, inclusive em um palco montado especialmente para os shows.
Além disso, haverá exposição de carros antigos e distribuição de livros em uma mini-biblioteca volante.

A partir das 15 horas, o palco será realizado um tradicional concurso de poesia dedicado ao Dia das Mães, organizado pela Prefeitura e pela Rádio Emissora de Botucatu PRF8, mais conhecida como F8. Na ocasião, haverá a apresentação do Cantor Nilton César, da Jovem Guarda, e de uma dupla de música caipira, Ramiro Viola e Pardini, cujo repertório destaca canções de Angelino de Oliveira e Pedro Torres, além de temas locais.

O público infantil poderá se divertir com brinquedos infláveis e pintura no rosto, atividades desenvolvidas por profissionais da área de esporte e lazer da entidade.

Meio ambiente: Será desenvolvida atividade interativa num tabuleiro gigante do jogo Água é Vida, resultado de projeto de educação ambiental implantado e difundido em toda a rede SESI-SP de ensino.

Além disso, será feita orientação sobre coleta seletiva de lixo, distribuição de mudas e reaproveitamento de sacolas plásticas, a partir do qual se cria um bichinho que se transforma em pipa.

Diversos: Oficiais da Delegacia do Defesa da Mulher estarão orientando sobre delitos que envolvem a violência contra a mulher.

A Secretaria de Assistência Social fará a atualização do cadastro do Bolsa Família e esclarecerá dúvidas da população sobre projetos sociais e benefícios oferecidos aos cidadãos.
A Sabesp, por sua vez, distribuirá água e dará dicas sobre o uso responsável da água e fará o cadastramento de imóveis na tarifa residencial social. E a CPFL prestará orientações preventivas quanto ao risco de acidentes de origem elétrica e perigo sobre soltar pipas próximo à rede elétrica.

Serviço:
Ação Global Regional ? Botucatu
Data: dia 9 de maio (sábado), entre 9h e 17h.
Local: Recinto JVC de Eventos
Endereço: Av. Professor José Pedretti Neto, 400
Informações: (14) 3815-1411