maio 31, 2009

Gustavo Aguiar, o empresário por trás das festas

Gustavo Aguiar: de palhaço de festas infantis a um
dos principais produtores de eventos da cidade

Por Renato Fernandes

A reportagem do blog O Grito Notícias / Diário da Serra entrevistou esta semana o empresário do ramo de entretenimento Gustavo Aguiar, sócio-proprietário da produtora Agfest.
Aguiar e sua equipe de profisisonais, são responsáveis por boa parte dos eventos realizados na cidade de Botucatu.
O sucesso nas organizações garantiram ao empresário o convite para assumir a diretoria social da Câmara de Dirigentes Lojistas de Botucatu.
Confira os principais trechos da entrevista.


O Grito - Quando percebeu a aptidão para organizar eventos?
Gustavo Aguiar - Desde minha adolescência. Sempre fui ativo em meio dos amigos, organizava os churrascos e montava toda logística de bebidas, recolher o dinheiro, ligar para todos, sempre no agito. Depois na faculdade fiz parte do Diretório Acadêmico e ali, ajudei em vários Jogos Jurídicos, fazia parte das comissões, organizava eventos para a comissão de formatura, sempre no meio.

Tudo isso fazia por aptidão, amor mesmo, mas descobri outro “dom” quando, com um grande amigo meu, fizemos uma parceria e montamos um CIA de Palhaços, era o Grupo Ratáta (com os palhaços Rapadura e Amendoin), aprendi muito. Foi quando iniciei meus primeiros ensinamentos na área de vendas, meu amigo (Caco) fazia o material de divulgação e eu saia por toda São Paulo vender os shows nos Buffets infantis.

Foram mais de 4 anos nos picadeiros da vida. Foi ai que descobri o meu talento. Durante o dia era estagiário de Direito e atuante nas negociações coletivas pelo Sindisider ( Sindicato Nacional das Empresas de Produto Siderúrgicos) e Sinamge (Sindicato Nacional das Empresas de Medicina de Grupo), nos finais de semana vendia shows e atuava como palhaço. Era o começo de tudo.

O Grito - Como surgiu a AG Fest?
Gustavo Aguiar - Depois de anos, morando em São Paulo, e Há cinco anos afastado do dia-a-dia da cidade Natal (Botucatu), entrei em férias. Foram 30 dias, longe dos fóruns, correria de São Paulo. Lembrando dos meus amigos, e querendo reviver momentos saudosos de minha adolescência. Convidei um amigo (Alexandre Conceição), para montarmos juntos um Mega Churrasco para revermos toda a turma.

Foi aí que tudo começou, já não era um churrasco comum, era uma Mega Festa, que se chamou Churrasco dos Amigos, com 12 horas de picanha, cerveja, mais de 7 bandas, queima de fogos, mais de 600 pessoas estiveram presente. Depois dessa “festinha”, Iniciamos nosso primeiro e grandioso projeto, nascia ali, o Carnabotuca que depois de anos, com muita garra e suor tornou-se a festa oficial da Cidade, com turistas vindo de todo País.

O Grito - No início da carreira quais foram os maiores problema enfrentados?
Gustavo Aguiar - Todo começo é difícil, foram muitas cabeçadas, tombos, mas aprendendo sempre, jamais nos furtamos de querer aprender e receber críticas construtivas. Fizemos projetos grandes e de repercussão regional logo no começo da carreira como o Carnafolia no Rio Bonito, com trio elétricos e camarotes. No primeiro ano de empresa já havíamos realizado o Carnabotuca, o Carnafolia (com cobertura da antiga TV Modelo e atual TV Tem), o primeiro ‘Interunesp’, ‘Internutri’, a ‘Festa È O Bixo’, e quando nos vimos já estávamos inseridos em vários outros projetos que deram continuidade aos nossos trabalhos. Mas o maior problema que enfrentemos no começo foi a pouca experiência e a falta de credibilidade dos profissionais que na atuam na área.

O Grito - Qual o segredo para o sucesso dos eventos?
Gustavo Aguiar - Vários fatores são importantes para o sucesso de qualquer projeto de vida. O primeiro fator é o Amor ao que fazemos, a base de todo começo. O sucesso não vem do dia pra noite, tem que ser conquistado, planejado.
Acredito que nossa empresa completando 10 anos na área do entretenimento, buscano inovar sempre e efetuar parcerias sólidas, realizou festas inéditas, promoveu inúmeros eventos históricos, não esquecendo dos 10 anos de Diário da Serra, junto com Pedro e sua equipe. Demos inicio com Dr.Marco (ex presidente do BTC) um projeto pequeno que hoje cresceu e virou uma das melhores festas Carnavalescas da região, a Sexta Carnavalesca, demos os primeiros passos vendendo um Réveillon pequeno que mais tarde tornaria-se um dos melhores da região com bandas baianas, trouxemos nos 90 anos de AAB, um show internacional com veiculação nacional, carimbamos o Carnabotuca como evento oficial da cidade e inúmeras outras ações que foram formando o DNA da empresa e mostrando para nós mesmo o caminho a seguir.

O Grito - Alguma vez, os concorrentes chegaram a lhe irritar por algum tipo de postura?
Gustavo Aguiar - A Empresa hoje completa 10 anos, não foi à toa, desde o inicio tivemos empresas concorrentes se organizando, montando eventos no dia dos nossos, pois este é o maior problema em nossa classe, a desunião. Acredito que todos possuem seu lugar ao sol, e a Agfest em sua base, montou alicerce, procedeu na forma natural, e hoje mais maduro e experiente agradeço a todos meus concorrentes, pois fizeram a minha empresa crescer.

O Grito - Atualmente, podemos dizer que a cidade de Botucatu oferece opções de diversão e entretenimento, para todas as idades e gêneros, ou ainda somos carentes de uma agenda de eventos consistente e ampla?
Gustavo Aguiar - Acredito ainda na união dos produtores de eventos de Botucatu para agendamentos de datas, uma classe mais unida. As opções de lazer são boas, mas ainda não ideais para o porte da nossa cidade, precisamos urgente da construção de um local apropriado para organização dos grandes eventos, já em estudo e projetado pela atual administração, também acreditamos na construção de um Shopping, a instalação de um SESC, tudo isso fortalece e valoriza nossas opções de laser.

O Grito - Quais seus objetivos como diretor social da ACE/CDL?
Gustavo Aguiar - Estamos todos unidos no planejamento de um gestão séria e com propósitos sólidos. Para este ano, vários eventos em nosso calendário estarão movimentando o comércio local, no mês de julho organizaremos o primeiro concurso de Pizza de Botucatu, daremos continuidade com o concurso de petiscos no verão, uma mega festa já está sendo organizada para a comemoração dos 116 anos do Baiiro, com promoções em todo comércio na Vila dos Lavradores e muitas novidades para o famoso e respeitado evento Destaque Lojista (único Prêmio reconhecido e com Selo de Qualidade ACE/CDL), que este ano faremos com muito glamur, trazendo até um espetáculo de peso.

O Grito - Conquistar o respeito e parcerias deve ser uma preocupação constante? Como vocês trabalham para ter próximos órgãos, entidades e instituições com ideias afinadas com o da AgFest?
Gustavo Aguiar - Respeito e parcerias sólidas não são somente nossa preocupação, mas também uma missão. A Agfest não se baseia em Gustavo Aguiar e Alexandre Haddad, temos um respeito muito grande por nossos colaboradores, é uma grande família, o pessoal da promoção, administrativo, logística, equipe de apoio, tudo que fazemos e organizamos não fazemos sozinhos, agradeço todos os dias a Deus, em ter uma equipe unida. Se eu falar aqui o nome de todos, poderia esquecer alguém, mas cada um sabe de quem estou falando. Este é o segredo da nossa afinação, criatividade e união da equipe.

O Grito - Qual o maior desafio: apresentação de ídolos e perosnalidades do meio artístico ou as festas populares e institucionais?
Gustavo Aguiar - Desafio sempre é bom, mas para ambos os conceitos podemos citar exemplos de superação, organizar um evento internacional como o ‘The Platters’, contratação de interpretes, mega produção, nossa assessoria de imprensa em contato com todo o Brasil. Já no exemplo de festas populares podemos citar o Carnabotuca que comemora 9 anos e nosso desafio é continuar mostrando para todo o Brasil nosso evento e a cidade, onde pela primeira vez na história do ramo de bebidas, o Carnabotuca foi inserido no Layout de um rótulo de ICE, mais de Um Milhão e Meio de garrafinhas para todo o Brasil foram vendidas e mais uma vez Botucatu para todo Brasil.

O Grito - Que evento você gostaria de produzir, e qual você produzirá um dia?
Gustavo Aguiar - Ao longo dos 10 anos, tivemos o prazer de executar inúmeros eventos. Lembramos com carinho do maior Réveillon que a cidade já teve no ano que passou com dois dias de entretenimento, bandas baianas, projeto nosso que foi aceito por toda a população, os tradicionais Carnavais da Praça do Paratodos, que a 3 anos organizamos em parceria com a prefeitura Municipal, o próprio CARNABOTUCA, calendário oficial da cidade, visto pela crítica um dos maiores eventos da região, e analisando a evolução dos nossos eventos e empresa, gostaríamos de produzir o Aniversário da Cidade de Botucatu, nossa empresa o ano todo organiza eventos e traz para a cidade milhares de pessoas, somos atuantes no município, vestimos juntos a camisa da Cidade e já merecíamos um convite.

O Grito - O que os botucatuenses podem esperar ainda esse ano?
Gustavo Aguiar - A Agfest tem trabalhado muito para continuar trazendo para a cidade novidades, eventos diferenciados, sempre com o “selo Agfest” : qualidade e comprometimento. Na direção do CDL na área social estaremos sempre comprometidos em movimentar e aquecer o comércio, não diferente dos eventos da nossa empresa, e preparem a agenda pois no segundo semestre estaremos cheios de eventos, promoções para toda a população e idades.

Para o Carnabotuca nova edição já estamos organizando excursões de todo Estado e atrações de peso virão para a festa. O Bairro (Vila dos Lavradores) estará em festa e resgataremos os saudosos eventos que ali aconteciam. Muita coisa boa vem por ai.

O Grito - Teria algo a acrescentar?
Gustavo Aguiar - Para mais informações da empresa acesse www.agfest.com.br e confiram todas nossas noticias e eventos e aproveito para convidar a todos para a tradicional Festa de Santo Antônio, de Rubião Junior, que estamos organizando junto com o Padre Max e Nelson, montando para este ano, estrutura de palco profissional, iniciando as festividades com shows na sexta e um mega show no sábado (dia 13 de junho) com a renomada Banda Católica Vida Reluz, já no domingo (dia 14 de Junho) show sertanejo com a banda Emerson e Marcelo para encerramento.

Agradeço a todas as pessoas e empresas que nestes 10 anos nos apoiaram e fortaleceram, a toda a equipe da Agfest, principalmente a minha família, que sempre nos erros e acertos esteve presente, minha esposa em especial, por perseverar sempre ao meu lado e a Deus, pois sem Ele não teria história para contar.