maio 05, 2009

Kits para diagnóstico de gripe suína ainda não chegaram ao Brasil

Da Agência Brasil

O diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), José Agenor Álvares da Silva, disse há pouco que os kits para diagnóstico rápido da gripe suína ainda não chegaram ao Brasil.

Ele disse que o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, chegou a ligar para a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), braço da Organização Mundial de Saúde (OMS) na América do Sul, reclamando da demora da entrega dos kits.

Nesse momento, o presidente da Anvisa participa de uma audiência pública na Câmara dos Deputados sobre ações de prevenção e combate à gripe suína. O evento foi organizado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Defesa do Consumidor; e de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

José Agenor afirmou que espera que os laboratórios comecem a realizar os testes dois dias depois da chegada dos kits ao Brasil.

O diretor da Anvisa disse ainda que o Brasil deverá receber da OMS doses do medicamento Tamiflu e que o governo também já entrou em contato com o fabricante do remédio para comprá-lo.