maio 13, 2009

Mapa Cultural ainda não recebeu inscrições em Botucatu

Por Renato Fernandes

Sexta-feira, dia 15, é o prazo final para inscrições de concorrentes ao “Mapa Cultural Paulista” e, até o momento, nenhum representantes dos segmentos contemplados oficializou sua participação. “Temos bastante manifestação de interesse e a confirmação de participações. Acredito que a oficialização das inscrições aconteçam com a proximidade do prazo final”, diz a agente cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Cláudia Basseto.

Ela acredita no resultado de correntes de e-mail, enviadas diretamente a lideranças e profissionais da cultura surtam resultados positivos, e acrescenta que a procura por informações é grande. “Encaminhamos e-mails para escolas, ateliês e aos artistas cadastrados junto à Secretaria. Tivemos bastante procura e acredito que o pessoal está preparando o material para a inscrição”, acrescenta Cláudia.

Segundo a agente cultural, a possibilidade de ampliar o prazo de inscrições ainda não foi discutida. “Não participamos da edição anterior, acredito que isso possa ter esfriado, um pouco, o entusiasmo”, coloca.

Informações - Podem participar do mapeamento promovido pela Secretaria de Estado da Cultura qualquer artista, ou grupos artísticos do Estado de São Paulo, com idade acima de 14 anos.

O objetivo da fase municipal é escolher expoentes das expressões artísticas que representarão os municípios na fase regional.

A primeira seletiva está prevista para ser realizada em junho. Na Regional, Botucatu irá sediar disputas nas modalidades Canto Coral e Música Instrumental, em agosto.

A seleção dos representantes acontecerá obrigatoriamente através da realização de eventos específicos de cada segmento artístico, quando haverá a avaliação das obras por no mínimo três jurados, um deles de outro município.

Quando houver apenas um inscrito não há a necessidade de realização de evento. No entanto, o mesmo corpo de jurados deverá emitir parecer que justifique a inscrição do artista ou grupo para a Fase Regional.

As inscrições estão abertas nos seguintes segmentos artísticos: Artes Visuais - Artes Plásticas, Desenho de Humor, Fotografia e Vídeo (animação, documentário e ficção); Música - Canto Coral (compositores paulistas), Música Instrumental (composição e intérprete); Literatura – Conto, Poesia e Crônica; Dança – Clássico, Contemporâneo, Outros; e Teatro – Adulto, Para Criança e Rua.

Além da fase municipal. O mapa se divide em outras três etapas, as fases Regional, Estadual e Circulação.

Mais informações no site www.abacai.org.br ou na Secretaria de Cultura através do telefone: [14] 3882-0133.