maio 05, 2009

Presidente da Câmara de Botucatu quer corpo de agentes para escolta de presos

Na última sessão da Câmara Municipal, foi aprovado um requerimento de autoria do presidente da Casa, vereador Reinaldinho (PR), que solicita ao Governo do Estado de São Paulo, a possibilidade de criar um Corpo de Agentes para efetuar a escolta de presos que se encontram em Cadeias Públicas ou, na impossibilidade da criação, determinar a quem de direito que os agentes da Secretaria de Assuntos Penitenciários assumam tal função.

O vereador informa a necessidade da medida que solicita. “O excesso de escolta realizado pela Polícia Civil de Botucatu tem prejudicado o bom andamento do serviço de investigação, em razão de serem realizadas pelos próprios investigadores e as vítimas de furto, roubo e outros tipos de ocorrência que dependem do serviço de investigação, estão sendo totalmente prejudicadas pela lentidão com que ocorrem as investigações, em razão das escoltas. Os policiais estão sendo desviados da sua principal função que é o serviço investigativo e há a necessidade de que o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública crie um Corpo de Agentes especializados para procederem escolta dos presos das cadeias públicas, para que os Policiais voltem a exercer a sua atividade fim, dando maior segurança à comunidade, por isso meu pedido”, explica Reinaldinho.

O requerimento do parlamentar é direcionado ao Governador do Estado de São Paulo, Dr. José Serra, ao Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Dr. Antônio Ferreira Pinto, e ao Delegado-Geral da Polícia Civil do Estado de São Paulo, Domingos de Paulo Neto.