maio 04, 2009

Varal de lixo hospitalar na estrada Geraldo Biral

Texto e fotos - Renato Fernandes

A reportagem do blog O Grito Notícias e jornal Diário da Serra encontrou na tarde de segunda-feira, dia 4 de maio, um verdadeiro varal com lixo hospitalar, improvisado em uma cerca, na estrada rural Geraldo Biral.

A área já é conhecida pelo despejo de entulho e lixo sendo alvo constante de reclamações de ambientalistas e da população em geral. Para conter esse despejo irregular foi construída uma cerca no local, cerca essa que exibia ontem, várias bolsas de “Solução para Diálise Peritoneal”.

Aproximadamente 20 bolsas estavam espalhadas
em área lateral da estrada Geraldo Biral


A reportagem denunciou a agressão ambiental à Vigilância Sanitária do Município, que rapidamente foi até o local e recolheu aproximadamente 20 bolsas. Várias delas cheias. Os recipientes registram como data de fabricação o dia 13 de agosto de 2008 e o vencimento apenas em 2010.

Segundo as agentes que recolheram o lixo, Vera Lúcia Nascimento e Aparecida Venâncio Paganini, o material será incinerado.

Segundo informações da Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMB, este tipo de bolsa é enviada à casa dos pacientes diretamente pelo laboratório e são utilizadas por pacientes com doença renal crônica. Elas são colocadas na região do abdômen para eliminar do sangue substâncias que não devem mais ficar no organismo . “Não há nenhuma possibilidade das bolsas terem saído do Hospital das Clínicas. Os pacientes passam pela unidade, para consulta, uma vez ao mês”, informa a assessoria.

Através do número do lote presente nas bolsas encontradas pela reportagem, o paciente deverá ser localizado e convidado a comparecer ao HC para que receba, novamente, as orientações adequadas. A equipe de Diálise do hospital pede, rotineiramente, a todos os pacientes que não descartem o material no lixo comum ou em qualquer outro lugar.

Leia também "Estrada com potencial turístico vira lixão a céu aberto"

Veja mais imagens do despejo de lixo hospitalar clicando na exibição de slide abaixo