junho 18, 2009

20° Festival de Curtas de SP inicia suas atividades paralelas

O 20° Festival de Curtas de SP promove nos dias 27 de junho e 4 de julho, às 11h, no MIS - Museu da Imagem e do Som os primeiros encontros do Crítica Curta 2009. O Crítica Curta é uma oficina de crítica cinematográfica voltada para o curta-metragem e para o desenvolvimento da reflexão sobre o formato e suas possibilidades, resultando na edição de um tablóide com textos produzidos pelos participantes e distribuído durante o Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo que celebra sua vigésima edição entre 20 e 28 de agosto próximo.

Na ocasião, serão exibidos curtas-metragens clássicos e na seqüência um debate com os críticos Sérgio Rizzo, orientador e editor do projeto (dia 27) e Christian Petermann (dia 4). Com entrada gratuita e aberta ao público, o evento é realizado pela Associação Cultural Kinoforum e pelo MIS.

Notando o crescente interesse do público freqüentador do Festival de Curtas pela atividade crítica, a Kinoforum abre as portas do Crítica Curta (antes voltado apenas para escolas de cinema) aos cinéfilos e interessados em geral que queiram exercer a atividade em agosto. Para o processo de seleção é necessária a participação em pelo menos um desses encontros aos sábados, onde a ficha de inscrição será distribuída e o envio de resenha (até três mil caracteres) de um ou mais filmes exibidos na ocasião para o email criticacurta@kinoforum.org até o dia 10 de julho.

A atividade é focada nos filmes das mostras brasileiras e latino-americanas do festival. Já participaram dessa oficina ao longo desses anos 91 aspirantes a críticos cinematográficos, como Heitor Augusto, hoje crítico e repórter do website CineClick, e Anahí Borges, crítica de filmes do site especializado em críticas cinematográficas Cinequanon.

Os filmes exibidos e discutidos serão “Esta Não é Sua Vida”, de Jorge Furtado, “Amor!”, de José Roberto Torero, “Maracatu, Maracatus”, de Marcelo Gomes, “Coruja”, de Márcia Derraik e Simplício Neto, “Território Vermelho” de Kiko Goifman, “Arabesco”, de Eliane Caffé, “Onde São Paulo Acaba”, de Andréa Seligman, “Passadouro”, de Torquato Joel, “Um Branco Súbito”, de Ricardo Mehedff, “Vinil Verde”, de Kleber Mendonça Filho e “Saliva”, de Esmir Filho.

Associação Cultural Kinoforum

Entidade sem fins lucrativos, que desenvolve atividades e projetos ligados ao setor audiovisual e à sua difusão através de projetos como o - Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, as Oficinas Kinoforum, o Guia de Festivais, o Festival de Vídeo Tela Digital, entre outros.

Serviço:
Encontros de pré-seleção do
Crítica Curta – Oficina de crítica cinematográfica do Festival de Curtas de São Paulo
Em 27.06 e 04.07 (sábados), às 11h
Local: MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo (Av Europa 158 – Jd. Europa)