junho 15, 2009

9ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto deve receber 400 mil visitantes

Evento terá a presença de escritores do Chile, Portugal, Cuba e Itália, além dos brasileiros Moacyr Scliar, Carlos Heitor Cony,Cristovão Tezza e Fernando Morais, entre outros
Ribeirão Preto, junho de 2009 – A 9ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, a segunda maior feira a céu aberto do Brasil, será realizada de 18 a 28 de junho, nas praças XV de Novembro e Carlos Gomes e na Esplanada do Theatro Pedro II.

Estão programados mais de 600 eventos gratuitos, abrangendo literatura e manifestações artísticas. Os visitantes poderão conferir também os stands de 48 expositores, que levarão à Feira uma infinidade de livros com preços promocionais.

Já estão confirmados mais de 100 escritores da literatura nacional e internacional que participarão de palestras e debates. São nomes como Augusto Cury, Carlos Heitor Cony, Cristovão Tezza, Fernando Morais, Márcia Tiburi, Marcelo Rubens Paiva, Mário Prata, Marçal Aquino, Moacyr Scliar, Pedro Bandeira, Ricardo Kotscho, Rubens Ewald Filho, entre tantos outros.

A organização do evento espera receber um público superior a 400 mil pessoas. “Mais de 800 pessoas trabalham na organização e infraestrutura do evento. Tudo isso para receber visitantes de Ribeirão Preto, região e também de outros Estados”, assinala a superintendente da Fundação Feira do Livro, Mariângela Quartim.

Presenças internacionais - Em 2009, a Feira homenageia o Chile, o Estado do Amazonas e a poetisa Cora Coralina. O patrono será o escritor e idealizador da Feira Nacional do Livro, Galeno Amorim. Do Amazonas, quatro importantes expoentes da cultura estarão presentes: Thiago de Mello, Sérgio Augusto Freire, Milton Hatoum e Márcio Souza.

Do exterior, a Feira receberá os escritores chilenos Luis Sepúlveda, Luis Aguilera e Tito Alvarado. De Cuba, virá Tirso Saenz; de Portugal, João Camilo dos Santos; e da Itália, Giovanni Ricciardi.

Novidades – A Praça Carlos Gomes terá espaços temáticos especiais. Um deles fará menção à casa da poetisa Cora Coralina e contará com performances artísticas de Tina Oliveira. Outra novidade será a comemoração do Ano Internacional da Astronomia, que transformará a praça em um observatório montado pela UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos). Com os telescópios será possível ver o planeta Júpiter e aglomerados de estrelas distantes, além de um planetário com imagens projetadas a 180º.

A Praça também receberá a "Cidade do Livro", um projeto itinerante, voltado ao público infantil, que promove um passeio cultural e educativo com atividades, personagens e cenários incentivando à leitura. Reunindo educadores e pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, a Feira do Livro promoverá o Simpósio "Ciência, Literatura e Cultura", que durante o dia 22 debaterá assuntos envolvendo cultura, literatura, jornalismo científico e astronomia.

Música – O evento terá mais de 60 apresentações musicais, entre corais, shows com grandes nomes da MPB e apresentação da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. O público poderá acompanhar também shows dos chilenos Tita Parra e Antar Parra e dos brasileiros Adriana Calcanhotto, João Bosco, José Miguel Wisnik, Jorge Vercillo, Lenine, Luiz Melodia, Maria Rita, Oswaldo Montenegro, Paula Toller, Paulinho da Viola, Toquinho, MPB4 e Vanessa da Mata.

9ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto
Programação: mais de 600 eventos gratuitos, abrangendo literatura e manifestações artísticas.
Data: 18 a 28 de junho
Local: Praças XV de Novembro, Carlos Gomes e Esplanada do Theatro Pedro II.




Powered by ScribeFire.