junho 27, 2009

Arráia dos artesãos

A Subsecretaria Municipal de Turismo realiza neste final de semana, hoje e amanhã, a 2º edição da festa “Arraiá dos Artesãos”, no Espaço Cultural Antônio Gabriel Marão.

Ottoni Luís Tonin, chefe de divisão de turismo, explica que a pasta tem inserido os artesãos em vários eventos temáticos e lembra que em maio, foi realizada uma feira específica para o Dia das Mães. “Para a festa das Mães os artesãos participaram de uma oficina, onde aprenderam a confeccionar mólbiles em forma de coração. Repetimos a inicativa da oficina e dessa vez eles prepararam um mensageiro dos anjos junino”, explica Tonin.

Outra característica deste ano é a união entre artesanato, festa junina e carnaval. “A Uesb (União das Escolas de Samba de Botucatu) participará com duas barracas, comercializando espetinhos e bebidas”, explica Tonin.

A expectativa da subsecretaria é que o evento receba mais de 3 mil pessoas por dia. “Essa média é um pouco acima da registrada no ano passado”, destaca Tonin.
O evento conta com 19 tendas para exposição de artesanato, sete para culinária e 2 destinadas para a Uesb. “É uma festa para toda a família”, comenta.

Os culinaristas oferecem comídas típicas de diferentes regiões do país, como tapioca, acarajé, dobradinha, massas, compotas de doces, guloseimas em chocolate, produtos típicos juninos, entre outros.

Os artesãos que participam deste evento são filiados a uma associação e cadastrados junto à Sutaco (Superintendência de Trabalho Artesanal nas Comunidades) e atuam com diferentes, e variadas matérias primas.

Para garantir o clima junino, as atividades começam por volta das 14 horas, com a ‘Quadrilha do Centro de Lazer Nova Aurora’.

Às 18 horas, a dupla ‘Rodrigo e Rodolfo’, famosa pela participação em umm comercial da Tim e por ter participado de shows com a cantora Elba Ramalho, apresenta seu repertório ao público. Encerrando a noite acontece o show da dupla ‘César e Caio’.

No domingo as atividades artíticas começam mais tarde e serão abertos por ‘André Sanfoneiro e Trio’. André foi convidado, por anos consecutivos, a participar de turnês pela Europa. Em seguida a moda de viola ganha o palco com a apresentação da dupla ‘Ramiro Viola e Pardini’.