junho 22, 2009

Documentário 'Escola Eldorado' outra visão sobre a guerrilha no Araguaia

Testemunha viva da história recente do Brasil, Alcione Silva migrou do Maranhão para o sul do Pará nos anos 60 em busca de terra e trabalho.

Como agricultor no Araguaia, presenciou a ação do Exército no embate com a guerrilha e a derrota do movimento, comandada por Sebastião Curió, atual prefeito de Curionópolis. Por boa parte dos anos 80, Alcione viveu no garimpo de Serra Pelada sem fazer fortuna, voltando depois a trabalhar como agricultor.

Juntou-se ao MST e, baleado na curva do S, sobreviveu ao massacre de Eldorado dos Carajás em 1997. Hoje vive em Eldorado, trabalhando em terras que nunca foram suas. Todos seus filhos têm o estudo que lhe foi negado pelos pais.

"Mesmo analfabeto, hoje eu sei que existe uma constituição e que nela tem um artigo que diz que todo brasileiro é igual perante a lei. (...) Hoje eu sei que é assim: pode ser um médico ou um advogado, ele é tão brasileiro quanto eu."


Este curta faz parte do projeto Marco Universal.

Gênero Documentário
Diretor Victor Lopes
Ano 2008
Duração 13 min
Cor Colorido
Bitola indisponível
País Brasil

Ficha Técnica
Produção TV ZERO Som Renato Calaça Edição de som Bernardo Gebara Direção de produção Henrique Castelo Branco, Eudes Santos Assistente de Direção Marcela Bourseau, Luana Pagin Assistente de Câmera Bruno Magalhães Pesquisa de Imagens Adriana Cursino Produção Executiva Rodrigo Letier Assistente de edição Gisele Barreto Direção de Fotografia Luis Abramo Mixagem Bernardo Gebara Pós-produção Leonardo Domingues Montagem Fernando Vidor Fotografias Bruno Magalhães Produção de Finalização Giovana Saad Produtor Associado Roberto Berliner Coordenador de produção Lorena Bondarovsky Créditos Luciano Godói Curadoria Carla Esmeralda Assistência de Curadoria Alice Gomes

Festivais
Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul 2008