junho 19, 2009

Câmara de Botucatu promove Encontro Sobre Conselhos de Defesa do Patrimônio

Por Renato Fernandes

A convite do vereador Dr. Bittar, a Câmara Municipal de Botucatu realiza no dia 24 de junho, quarta-feira, das 19 às 21 horas, o 1º Encontro Sobre Conselhos de Defesa do Patrimônio, na Câmara Municipal de Botucatu.

O encontro é aberto ao público e contará com a presença de uma comissão do Condephaat - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico, formada por Leonora Portela de Assis, Diretora do Grupo de Estudos de Tombamento do CONDEPHAAT; Ana Luiza Martins, Diretora do Centro de Estudos de Bens Isolados do CONDEPHAAT; Paulo Del Negro, Arquiteto e urbanista, Técnico do CONDEPHAAT; Mirza Maria Baffi Pellicciotta, Historiadora (Coordenadora de Planejamento e Informação / Turismo -Secretaria de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo - Prefeitura Municipalde Campinas. Responsável pela Concepção, Desenvolvimento e Implantação do Programa Conheça Campinas) e Juliana Binotti Pereira Scariato, Arquiteta e Urbanista (Coordenadora do Departamento de Patrimônio Histórico daSecretaria de Planejamento e Urbanismo da Prefeitura Municipal de Limeira; Presidente do Conselho do Patrimônio Histórico de Limeira (CONDEPHALI);

Membro do Grupo de Trabalho Patrimônio Histórico do IAB-SP - Instituto dos Arquitetos do Brasil).
Também está confirmada a presença do Coordenador do Projeto deRevitalização de Uso da Área Histórica da Fazenda Lageado José Eduardo Candeias, que durante a manhã recepcionará a comissão na fazenda.

No Lageado o grupo analisará os prédios e as documentações pertinentes para um possível tombamento histórico do complexo arquitetônico que marcou a época do café na região.

No encontro será debatida a importância de formação do Conselho e suas implicações no desenvolvimento da cidade. Da preservação ao turismo.